Arquitetura
Casa Varanda / Esquadra Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
500 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Arquivo Brasília, Hill House, Light Design, Lumini, Portobello Shop, Raveli Esquadrias, São Geraldo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada para aproveitar ao máximo a vegetação nativa e valorizar a natureza do terreno, a Casa Varanda nasceu de uma escuta atenta ao próprio lugar. O projeto foi construído em um lote amplo, com leve aclive e rica vegetação de árvores do Cerrado como paineiras e outras espécies.


A residência se acomoda na porção central do terreno e permite que todos os ambientes principais se abram para o jardim. Com um único pavimento e leves desníveis que acompanham a topografia natural, a casa conta com ventilação cruzada e conexão com a natureza externa.


Para garantir conforto e funcionalidade, a Casa Varanda foi organizada em dois blocos: o social e o íntimo. O primeiro, localizado na parte frontal e mais baixa da casa, abriga os espaços de estar, jantar e cozinha. Já o segundo volume acomoda as suítes dos filhos, um quarto de hóspedes, escritório, sala íntima e a suíte principal. Todos os ambientes do segundo bloco são voltados para as áreas verdes mais reservadas, com menos incidência solar e mais vegetação.


A ampla varanda coberta, que dá nome à residência, é considerada o coração do projeto. A área se conecta à piscina, deck, sauna e jardim. A transição dos blocos, ligados pela varanda, é feita por uma grande viga de concreto aparente que organiza visualmente a edificação.

Para os moradores da Casa Varanda, entusiastas da arte e colecionadores de obras adquiridas em suas frequentes viagens, a casa precisava ser mais que uma residência, ela deveria ser uma galeria viva. Para atender ao pedido, o pé-direito dos espaços sociais foi elevado e a estrutura ganhou paredes amplas para receber quadros, esculturas e objetos do acervo afetivo da família. A luz natural abundante cria um cenário ideal para destacar as obras de arte.


A materialidade foi pensada para reforçar a integração entre arquitetura e natureza. O concreto aparente das vigas superiores e no piso da área social, estrutura e unifica os volumes. As paredes brancas neutras e leves garantem a luminosidade ideal para dar vida à galeria doméstica. Já a madeira, presente no forro da área social e no piso do bloco íntimo agregam textura e conforto.

As áreas de convivência são contempladas com mais luz natural e circulação de ar, o que garante uma ventilação adequada e uma boa incidência de sol. As suítes são voltadas para as fachadas de menor insolação direta, o que promove mais conforto técnico.

O paisagismo vai além da estética, ele contribui para o microclima da residência e reforça a imersão na natureza. As paineiras merecem um destaque especial. As floradas e painas da espécie marcam as estações. Esse ciclo natural traz aos moradores a chance de perceber o tempo através da paisagem.

Com uma arquitetura sóbria e ao mesmo tempo aberta, a Casa Varanda permite a convivência fluida entre natureza e arte. O projeto traduz a personalidade dos moradores e revela um estilo receptível e culturalmente ativo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


