Arquitetura
Casa Yano / Peninsula Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
260 m²
Ano:
2022
Fabricantes: Casa Franceza, Cia do Metal, Cusinart, Debacco, Fernando Jaeger, GRAPHISOFT, Hiper Pedras, REKA, Trimble Navigation

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Yano foi projetada em um lote de 10 metros de largura por 44 metros de comprimento. O partido arquitetônico baseia-se na disposição de nove pórticos de concreto armado, responsáveis por vencer o menor vão transversal do terreno. Esses pórticos têm seus pilares embutidos na alvenaria dos muros das divisas laterais, enquanto as vigas superiores, aparentes, também funcionam como suporte para o sistema de cobertura. Não há pilares expostos nos ambientes internos ou externos.


A organização do programa respeita o desnível de 3 metros do terreno. No pavimento inferior, que tem acesso direto à rua, encontram-se a garagem para dois veículos, um espaço para manobra, uma oficina com depósito e lavabo, além de um elevador e uma escada que dão acesso aos níveis superiores.

O pavimento térreo, um nível acima, é o principal acesso à residência, feito através do hall de entrada. A escadaria principal conecta a garagem ao hall, passando por um talude, enquanto uma passarela metálica liga o elevador ao mesmo ponto. Este pavimento abriga os ambientes integrados de estar, jantar e cozinha, além de uma churrasqueira externa, lavabo, sala de banho, área de serviços, sala de TV (reversível em quarto), duas suítes e pátios internos. A organização longitudinal dos ambientes segue um gradiente de privacidade, com as áreas sociais próximas à entrada e os espaços íntimos no fundo do lote. Os pátios internos proporcionam iluminação e ventilação naturais e organizam a circulação.


A espacialidade varia de acordo com a função do ambiente. Os espaços íntimos e de serviço possuem volumes fechados com pé-direito mais baixo, enquanto os sociais apresentam pé-direito elevado e coberturas inclinadas com telhas metálicas, além de amplas superfícies de vidro que criam integração visual com o exterior.

No pavimento superior, há um ateliê de costura com acesso a uma varanda voltada para o interior do lote. A circulação principal ocorre através de um corredor longitudinal que acompanha a sequência dos pórticos, paralelo ao maior dos pátios internos.


Os materiais foram escolhidos conforme o uso dos espaços e o desempenho necessário: fulget na garagem e áreas externas, madeira nos dormitórios, porcelanato nas áreas sociais e molhadas, e deck de madeira no spa. O pavimento térreo possui sistema de aquecimento elétrico no piso.

A paleta de acabamentos utiliza predominantemente o branco nas alvenarias, caixilhos e telhas, favorecendo a difusão da luz natural e a refletância. A cobertura é composta por telhas trapezoidais termoacústicas com inclinações variáveis, adaptadas ao escoamento das águas pluviais.

A fachada frontal conta com brises modulares (Comovent) feitos de estrutura metálica galvanizada e aletas de PVC, que controlam a insolação e garantem sombreamento. As aberturas nas alvenarias são pontuais e otimizadas para ventilação cruzada e entrada indireta de luz.


As decisões de projeto buscaram racionalização construtiva, eficiência térmica, aproveitamento da iluminação natural e facilidade de manutenção, atendendo às exigências funcionais e estéticas do programa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


