Arquitetura
Casas Ovejitas 2 / Altuna Cecchi Moya

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Ovejitas é um projeto de casas geminadas localizado em San Isidro, um dos subúrbios principais de caráter residencial que cercam a cidade de Buenos Aires, Argentina. O projeto se insere dentro de um processo de densificação da área que já dura vários anos. As antigas casas isoladas construídas em grandes terrenos ajardinados estão dando lugar a projetos de moradia coletiva. Os espaços verdes estão sendo reduzidos, a casa está encolhendo e alguns serviços comuns são compartilhados. É uma maneira de oferecer uma nova alternativa de moradia para um público jovem, de menor poder aquisitivo, mas que pretende manter um estilo de vida característico do subúrbio, seu lugar de origem.

A implantação do conjunto propõe duas fileiras de casas voltadas para uma rua interna central. Esta rua ou passagem atravessa a quadra de lado a lado e permite a chegada de carros e pessoas da via pública até a porta de cada unidade. Na prática, porém, o espaço funciona como um ponto de encontro e lazer para os vizinhos, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a convivência entre eles. Embora seja fechada, tem um caráter “urbano” e as casas apresentam suas fachadas voltadas para ela.

A quantidade de casas em cada fileira foi determinada pelo comprimento disponível de terreno em cada lado da rua, resultando em 13 casas com 6 metros de frente de um lado e 8 casas com 6,5 metros de frente do outro. Nos fundos, cada unidade conta com seu próprio quintal de uso privativo — um espaço verde que inclui uma pequena piscina.

A resolução interna da casa é muito simples: um andar térreo de acesso sob uma laje de concreto com os usos públicos como cozinha, sala de estar e jantar, galeria, e um pequeno escritório. O andar superior, formado por uma construção leve com telhados de grande inclinação, abriga os dormitórios, banheiros e uma sala íntima.

O projeto é concebido como um exemplo representativo de uma tipologia canônica da arquitetura moderna: as “moradias em fileira”. Seu principal desafio consiste em alcançar o equilíbrio entre a repetição sistemática das unidades e a singularidade de cada fragmento ou, em outras palavras, compor um todo harmônico a partir da diversidade das partes.
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


