Descrição enviada pela equipe de projeto. O Haiyan Ke Tang está localizado na vila de Haiyan, dentro da Região Turística Nacional do Lago Dian em Kunming, China. Após o fechamento da Escola Primária de Haiyan em 2008, um armazém simples foi erguido no pátio do local, que se tornou um espaço público de refeições para os moradores realizarem banquetes de casamentos e funerais, uma tradição localmente conhecida como “casa de hóspedes” ou “sala de eventos”. Um convite da Temporada de Arte Dianchi 2024 motivou a renovação e melhoria do Ke Tang. A localização geográfica única da vila e seus céus crepusculares de tirar o fôlego a tornaram extremamente popular pós-pandemia—um anseio por igualdade e acesso público a espaços à beira da água, desencadeado pelas paisagens celestiais sublimes. Isso parece refletir a bela vida ao lado do Lago Dian, conforme registrado por Du Tianrong na década de 1960.
Por outro lado, também é representativo de muitas vilas comuns na China a sobreposiçao de edifícios de várias épocas que cria uma visão comprimida do tempo, com o clima e costumes únicos de Yunnan proporcionando condições que permitem a negligência do controle térmico hermético, resultando em métodos de construção mais desinibidos. Quando esses registros são reunidos, naturalmente formam um estudo sobre a “profundidade das coberturas”: é precisamente a economia, conveniência e temporariedade da “cobertura” que gera uma ocupação eficaz do espaço por um certo período.
A renovação anda de mãos dadas com a reutilização do antigo. Atualizações e compras necessárias são feitas em partes envolvendo estrutura, saneamento e zoneamento operacional. Por exemplo, nivelar a estrutura do telhado da cozinha, substituir todo o telhado, adicionar equipamentos de exaustão e separação de óleo, substituir luminárias gerais, etc.; adicionar toldos ao ar livre e padronizar algumas das linhas de tráfego da área da cozinha para evitar que os convidados passem. Em termos de materiais e objetos, os itens antigos são reutilizados e remodelados. A chaminé, o fogão de barro e a maioria dos revestimentos de parede, piso e móveis são reformados com base no original.
O telhado originalmente corroído do salão principal do Ke Tang foi limpo e estabilizado. Ao longo do processo, a economia tem sido o fator-chave nesta série de operações. De maneira geral, os eventos duram de três a cinco dias, e é econômico e conveniente realizar banquetes no Ke Tang. Ao longo dos anos, uma equipe formada espontaneamente pelos moradores desenvolveu um conjunto completo de procedimentos com uma clara divisão de trabalho e operação ordenada, capaz de lidar calmamente com banquetes para setecentas ou oitocentas pessoas. Esse modelo de trabalho temporário pode ser o aspecto mais tocante do Ke Tang.
As partes restantes receberão ajustes mais sutis—seja abrir as paredes da cozinha, expandir os beirais e sentir a atmosfera animada da cozinhar; ou introduzir luz natural no salão, complementada por iluminação artificial; ou no pátio frontal, recolher plantas e continuar o costume da vila de manter flores na frente de cada casa. Essa sintonia fomenta o potencial do espaço, como a afinação final antes de uma apresentação.
Após a abertura da Temporada de Arte, o trabalho de renovação do Ke Tang também chegou a um fim temporário. A biblioteca renovada e a Clínica de Saúde de Haiyan, que fazem parte do volume original da escola, em breve serão colocadas em uso, e os espaços em branco restantes serão preenchidos gradualmente. Com o tempo, esperamos que o Haiyan Ke Tang se torne uma expressão da vida comunitária local.