Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na periferia da cidade mexicana de Tuxtepec, Oaxaca, o novo Centro Comunitário Los Mangos atende à necessidade de criar um espaço para melhorar a qualidade de vida em uma zona urbana com escassez de equipamentos e espaços públicas. Com base nessa premissa, este projeto busca fornecer uma série de instalações para o desfrute coletivo de uma comunidade em processo de consolidação.
Este centro comunitário, parte do Programa de Melhoria Urbana da SEDATU, oferece uma variedade de atividades esportivas, recreativas, culturais e de treinamento para promover o desenvolvimento da comunidade.
O plano geral é baseado na interconexão entre a área residencial, as escolas e a igreja, aproveitando um espaço vazio entre elas que atua como um ponto focal da vida comunitária. Essa integração fortalece a identidade social, o senso de pertencimento e os laços entre os habitantes da região.
“Um grande desafio do projeto foi conciliar os interesses da comunidade, que havia ocupado de forma irregular porções do terreno para uso particular. Finalmente, foi possível liberar essas áreas, integrando-as ao patrimônio comunitário. Através dessa intervenção, busca-se melhorar a qualidade de vida da população local, fortalecer os laços comunitários e promover atividades esportivas, recreativas, culturais e educacionais que contribuam para o bem-estar social”. Alejandro Polo Lamadrid
O projeto é organizado em torno da habilitação de um pavilhão multifuncional que abriga uma quadra poliesportiva, um salão de uso múltiplo com banheiros, cozinha e espaço comercial comunitário, além de um terraço coberto para diversas atividades. Esse programa é complementado por áreas externas, que incluem um campo esportivo de grama natural, áreas de recreação infantil, equipamentos de exercício, um skate park, praças e áreas de descanso, bem como pavilhões cobertos para atividades comerciais comunitárias. Foram implementadas soluções para garantir a acessibilidade universal, a iluminação adequada e o mobiliário urbano necessário para favorecer a permanência e supervisão das atividades no conjunto.
Inspirado na vocação industrial histórica de Tuxtepec, optou-se pelo uso do aço em uma ampla cobertura leve reinterpretada com simplicidade, com um design renovado que abriga um módulo de programa flexível. Para os pavimentos, foi utilizado concreto polido e texturizado, complementado por faixas de pedra da região. A escolha do tom avermelhado para as estruturas responde à estética regional, integrando-se de forma coerente com seu contexto social e histórico.
Após a inauguração deste novo espaço público, a área passou por uma transformação notável. De um terreno com problemas sociais e inundações, tornou-se um espaço comunitário onde as pessoas o utilizam ativamente, garantindo seu uso contínuo para o benefício do desenvolvimento social.