Arquitetura
Centro Cultural e Escola de Ensino Médio Monio / AOR Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
8773 m²
Ano:
2023
Fabricantes: HSL Group, Knauf, Kontio, Puumerkki, VVR Wood, Versowood, Vitrea Oy

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo centro cultural e escola de ensino médio Monio está localizado na antiga área de guarnição militar, próxima ao centro da cidade de Hyrylä. Sua arquitetura interpreta as características históricas do entorno e cria um marco visual que conecta essa área em desenvolvimento ao centro urbano. O Monio é considerado o edifício público mais importante de Tuusula.



O projeto representa o conceito de edifício público compartilhado por diversos grupos de usuários. Embora funcione principalmente como escola de ensino médio durante o dia, seus espaços também são utilizados pela escola de música local, escola de artes, centro comunitário e serviços culturais do município. Ao reunir essas diferentes funções em um único edifício, os usuários têm acesso a espaços de melhor qualidade do que teriam separadamente — ou seja, mais por menos. Essa estrutura compartilhada também promove o encontro e a colaboração entre os diferentes públicos. O Monio acolhe todos os cidadãos com um café, uma galeria de exposições e uma programação variada de eventos abertos ao público.

O Monio dá continuidade à longa tradição da construção em toras de madeira na região do Lago Tuusula. Entre os exemplos históricos estão as vilas à beira do lago habitadas por alguns dos principais artistas do movimento nacional finlandês. A chamada Era de Ouro da arte finlandesa teve origem quando esses artistas passaram a se reunir nessa área para trocar ideias e trabalhar juntos. De forma semelhante, o Monio oferece um ambiente onde seus usuários podem se inspirar, se expressar e aprender uns com os outros por meio da experimentação e da prática.




Trata-se do primeiro edifício público de três andares construído com toras de madeira na Finlândia, representando uma nova abordagem à arquitetura em madeira, que combina outros métodos construtivos ao sistema de toras. O projeto é um experimento ousado no uso de toras industriais em grande escala. A arquitetura se baseia fortemente no material — em especial, na madeira maciça. O edifício é composto por seis volumes conectados entre si, formando um conjunto de “casas de toras” ao redor de ruas internas altas que configuram o saguão principal. As paredes externas e divisórias internas são feitas com toras laminadas cruzadas de 275 mm de espessura, que não sofrem retração. Essas paredes cumprem simultaneamente as funções de estrutura portante, isolamento térmico e acabamento, dispensando qualquer isolamento adicional. O projeto recebeu o prêmio de “Obra do Ano” em 2022 e o Prêmio Finlandês da Madeira em 2023.

Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


