Descrição enviada pela equipe de projeto. SHEN NONG SHI está localizado na área nobre da Cidade de Taipei, Taiwan. É uma das poucas casas típicas taiwanesas remanescentes em meio ao rápido desenvolvimento urbano de Taipei. Contrastando com os prédios comerciais ao redor cheios de sinais caóticos e luzes de néon, a fachada deste prédio carrega marcas do tempo. Ele fica silenciosamente no meio da cidade. Através da pesquisa inicial, descobrimos como criar uma fachada de prédio que possa dialogar com a cidade, ao contrário dos prédios comerciais tradicionais. Essa abordagem de design está alinhada com a visão do proprietário de usar esse espaço para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia AI inovadora, criando assim um uso espacial e expressão arquitetônica diferentes do passado. Isso se tornou o ponto de partida para nosso design.
SHEN NONG SHI integra Inteligência Artificial Incorporada, automação de robótica e tecnologia de simulação Sim2Real em um espaço experimental com o objetivo de revolucionar a experiência de jantar do futuro. O restaurante, chefs e cozinha criam um estilo de vida e experiência gastronômica completamente novos. Em termos de design e planejamento, o quarto andar é designado para exposições e palestras, sendo um espaço multifuncional que combina tecnologia de jantar com arte e design, expandindo a base de clientes e tipos de indústria. O terceiro andar serve como recepção, escritório e espaço de reunião, enquanto o primeiro e segundo andares são espaços experimentais e de exposição para novas tecnologias.
Nas discussões entre a equipe de design e o proprietário, o conceito de “campo de treinamento” foi adotado para responder à ideia de design de chefs e tecnologia sendo “integrados”.
Ao desconstruir e reintegrar materiais comuns utilizados pelo público e incorporar elementos de design contemporâneo e condições ambientais circundantes, articulamos um design de prédio distinto do ruído ao redor. Na fachada exterior do prédio, redesenhamos a rede comum de proteção contra poeira de orquídeas usada na agricultura. Este redesenho permite abertura e fechamento dinâmicos livres, criando uma nova fachada de prédio e expressão urbana. Nosso objetivo era fortalecer a inovação de Shennong de forma não intrusiva, transformando o laboratório de apenas um laboratório em um espaço que pode interagir com seu entorno e criar um novo tipo de arquitetura urbana experimental.
Usamos um material fino e translúcido para separar suavemente o interior e o exterior do prédio, criando duas perspectivas de visualização.
De dentro para fora: A malha exterior resolve a questão da privacidade das grandes janelas do chão ao teto. Em pé na frente dessas janelas, a malha age como um filtro para a paisagem urbana. Simultaneamente, a malha livremente controlável pode ajustar a iluminação externa, transformando cada vento, chuva e raio de luz em uma pintura. De fora para dentro: Em termos de design, escolhemos uma malha de orquídea cinza prateada com brilho metálico, apresentando uma superfície pura e abstrata que reflete o ambiente circundante como uma tela. A nova fachada de malha se adapta ao ambiente urbano, às vezes se abrindo para revelar o prédio por trás da tela, e outras vezes se fechando para ocultar parcialmente por trás da tela. Com o vento sopra e a malha flutua, Shennong apresenta consistentemente uma fachada diferente, capturando vários momentos.
Nos espaços interiores, usamos concreto bruto como material penetrante, assemelhando-se a cavernas na cidade. Aqui, pessoas e tecnologia se intersectam, aprendem uns com os outros, praticam juntas e colaboram com engenheiros e profissionais para projetar uma cozinha modular flexível, de montagem e desmontagem. Há um sistema de circulação contínua e espaço experimental permitindo que humanos e braços robóticos se movam livremente. Este é um espaço experimental misterioso escondido na cidade agitada e tem como objetivo conectar o mundo através da fusão de tecnologia e culinária.