Arquitetura
Centro de Visitantes do Jardim Literário Hakka Miaoli / Guu Architects & Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Centro de Visitantes está localizado dentro do Jardim Literário Hakka em Gongguan, Taiwan, um local moldado pelos assentamentos Hakka e pela herança mineradora. Aninhado no vale do rio Houlong, o centro oferece vistas amplas, com uma trilha cênica de flores de cerejeira levando às montanhas e uma vista direta para a histórica mina do outro lado do rio. O projeto busca conectar ambientes naturais e culturais.



A arquitetura minimiza a massa espacial e enfatiza o contexto ao redor, servindo como um meio para observar a paisagem enquanto integra os visitantes às atividades locais. Em vez de seguir interpretações convencionais da cultura Hakka, o projeto analisa o local em uma escala mais ampla, guiado por dois eixos principais orientados em direção à paisagem e ao tecido cultural. Um eixo corre paralelo às montanhas e ao vale, se estendendo até a Vila Fude, oferecendo aos visitantes vistas panorâmicas, enquanto os orienta sutilmente em direção à vila. O segundo eixo segue o caminho do sol no solstício de verão, ligando o local histórico da mina ao futuro museu literário a noroeste, servindo como o principal guia para a circulação no nível do solo.



O volume é composto por uma grande cobertura e vários volumes geométricos menores, reforçando as conexões axiais tanto nas linhas de visão quanto na circulação, ao mesmo tempo em que atende às necessidades programáticas. Sua forma responde ao vasto contexto natural e histórico, utilizando as qualidades direcionais da estrutura para revelar modestamente a beleza de Miaoli.


Os eixos são articulados por caminhos cênicos, corredores semi-externos que se conectam a espaços internos, e passagens de transição que se estendem de volta para o exterior, permitindo que a luz, o vento e a vegetação existente fluam livremente. No centro do volume , uma praça semi-externa de grande vão sob a cobertura cria um espaço aberto para eventos públicos e atividades espontâneas. O sistema de treliça triangular que cobre essa praça não apenas reflete as relações geométricas dos eixos, mas também supera o desafio estrutural do longo vão.



A materialidade oferece uma leitura sutil da cultura Hakka. O concreto moldado com tábuas recorda a solidez das paredes de pedra empilhadas, enquanto uma tela de tijolos suspensa evoca a memória tátil das casas comunais Hakka tradicionais. Suas perfurações filtram a luz solar que muda ao longo dos eixos, enfatizando o papel da natureza e revelando uma beleza que emerge da própria cultura, paisagem e atividades cotidianas do local.
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


