Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado próximo ao Lainzer Tiergarten no 13º distrito de Viena, o San Damiano, administrado pela comunidade religiosa “Irmãs Franciscanas da Caridade Cristã”, é operado de forma privada e financiado publicamente. O desafio era utilizar da melhor forma a complexa propriedade no morro com uma bela vista sobre Viena e criar atmosferas espaciais diversas e eixos visuais empolgantes.
O objetivo era criar uma atmosfera acolhedora e alegre para os moradores, com quartos claros que promovem a interação social e espaços para privacidade e refúgio. Isso foi alcançado sem depender de elementos típicos dos projetos desse gênero. Apesar do orçamento limitado, a alta qualidade arquitetônica foi mantida, proporcionando um ambiente exemplar para idosos menos abastados na Áustria.
Quatro volumes quadrados, de quatro andares, com galerias e fachadas de madeira cinza, conectados e escalonados longitudinal e transversalmente no terreno, criam uma “paisagem construída”. Eles dialogam com o entorno, criando espaços abertos e protegidos, níveis diversos, caminhos e eixos visuais para o parque e para a cidade.
O prédio combina uma estrutura de concreto armado com paredes exteriores de madeira pré-fabricadas. A fachada de madeira, feita de abeto pré-envelhecido e plainado com painéis deslocados cinco ou dez centímetros por andar, protege o prédio como uma “casca”. Ela oscila entre bronze e cinza prateado e entrelaça sutilmente as janelas na estrutura do prédio. Barras horizontais e verticais marcam a parede exterior.
Apesar da tarefa de construção complexa, as soluções de layout funcionais e proporcionais à escala e as rotas de acesso muito claras determinam o caráter do volume. Uma fácil orientação e distâncias curtas são importantes, especialmente para pessoas mais idosas, mas também para seus cuidadores. Isso permite aos idosos uma vida diária mais autônoma e, aos funcionários, fluxos de trabalho mais eficazes e uma boa visão geral. Muitos moradores necessitam de cuidados específicos. Em seus quartos individuais com peitoris baixos, eles podem olhar para a vegetação mesmo deitados na cama. A pedido, os casais podem combinar flexivelmente seus quartos em uma unidade.
Os quartos em todos os andares são orientados para uma ampla cozinha central onde os moradores podem se reunir, jogar cartas, conversar e comer juntos, “o que é muito bem recebido”, diz Friederike Elisabeth Hacker. Cada apartamento é equipado com um chuveiro e banheiro sem barreiras. O ambiente de estar pessoal pode ser individualmente projetado. Os quartos das irmãs estão localizados nos pontos de acesso verticais. Cores quentes, materiais táteis, tapetes e madeira criam uma atmosfera harmoniosa e acolhedora onde os idosos se sentem confortáveis. O acesso ao parque é aberto e sem barreiras para atender à todos os grupos.