Arquitetura
Centro Social de Aguiar / Pereira Miguel Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto consistiu na criação de um equipamento social, cultural e desportivo no centro da Vila de Aguiar, mais precisamente na Rua Pedras do Lagar. Este Pavilhão Multiusos, tem como objetivo dotar o local de um centro social, capaz de agregar os habitantes locais e limítrofes num único espaço de convívio e de serviços culturais.

O terreno está bem localizado dentro da freguesia, perto da escola e junto a um pequeno jardim. A sua acessibilidade é boa, quer de carro quer a pé, constituindo por isso um bom local para a utilização deste equipamento por parte da população.


A proposta arquitectónica é caracterizada pela concepção de dois volumes diferentes que se cruzam a meio do terreno, na zona da entrada, no passeio a poente. O volume mais baixo faz a frente de rua e a fachada Sul, sobre o jardim e o cruzamento com a estrada principal. Este alberga o programa mais variado e as ligações entre áreas. Tem uma estética simples e depurada com um grande vão a Sul e entradas generosas, no pátio central. O seu aspecto mais recortado e uma altura mais comedida, reduz a escala ao recinto desportivo que tem 8.5 m de altura desde a cota de soleira. Este segundo volume, de natureza mais rígida, ocupa a grande área de implantação. Dada a sua volumetria, que permitirá a realização de provas desportivas, assim como festas e eventos, a sua implantação foi definida na zona mais a Norte. Aí, é possível manter um afastamento às extremas e reduzir a altura no exterior, fruto da inclinação do terreno.


Como os dois volumes têm programas e dimensões diferentes, também o seu método construtivo e estética exterior são diversas. A peça mais baixa tem um revestimento tipo capoto, de reboco branco, com cobertura plana e vãos marcados por caixilhos anodizados pretos. O volume mais alto, será praticamente “cego”, com poucos vãos (apenas a norte) e duas varandas junto às bancadas interiores. É revestido a partir dos 4 m de altura a chapa branca ondulada, dando-lhe uma estética mais funcional.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


