Arquitetura
Cidade de Reassentamento de Ngarannam / Oshinowo Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
35264 m²
Ano:
2022

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto de Reassentamento de Ngarannam surgiu em resposta à insurgência do Boko Haram, que devastou a comunidade em 2015 e deslocou mais de 3.000 pessoas. Em colaboração com o Governo da Nigéria, o PNUD lançou a Nigeria Window of the Stabilization Facility, no âmbito da Lake Chad Basin Regional Stabilization Facility, selecionando Ngarannam como uma das sete comunidades prioritárias.


O projeto foi concebido para reconstruir a comunidade, restabelecer serviços essenciais e promover meios de subsistência sustentáveis, criando ao mesmo tempo um ambiente que apoie a dignidade e a estabilidade a longo prazo.

Nossa visão para as Casas de Ngarannam foi a de projetar um assentamento mais conectado à cultura Kanuri e à tradição islâmica do que os programas de reassentamento anteriormente executados no estado. Como arquitetos e urbanistas, acreditamos em um design centrado nas pessoas, em que as intervenções são cuidadosamente adaptadas às necessidades culturais, ambientais e climáticas. Era fundamental propor uma escala construtiva e uma materialidade adequadas, conscientes e respeitosas com o modo de vida existente antes da insurgência.


Para as unidades habitacionais de Ngarannam, aprimoramos o modelo de reassentamento já implementado pelo PNUD. Com base em nossas observações, buscamos melhorar o aspecto e a experiência dos espaços, ao mesmo tempo em que aprimoramos a sustentabilidade estrutural das edificações — especialmente no desenho das coberturas. Também levamos em conta as preferências cromáticas da comunidade, um elemento essencial em toda a proposta.

Nossa proposta para a escola de Ngarannam é deliberadamente simples. A ausência de sombra natural observada no terreno evidenciou a necessidade de ventilação cruzada e de espaços sombreados. Incorporamos elementos culturais e cores vibrantes para criar um ambiente acolhedor e estimulante, propício ao aprendizado. Além disso, propusemos um pavilhão de sombreamento adaptável, que pode se desenvolver organicamente para abrigar encontros sociais — um esquema que também pode ser replicado no mercado de Ngarannam.


Estamos otimistas de que nossa intervenção promoverá o desenvolvimento da comunidade, oferecerá uma base sustentável para o crescimento econômico e, acima de tudo, restaurará a dignidade de seus habitantes, proporcionando moradias das quais possam se orgulhar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


