Arquitetura
Colégio Bernoulli Cidade Jardim / BCMF Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
20696 m²
Ano:
2024
Fabricantes: AGP Marmoraria, Abadia Incêndio, Alves Teixeira, Alves Teixeira, Ambi Dry System, Ambi Dry System, Ampla Divisórias, Art Ladrilhos, Artegav Comércio de Vidros, Atacadão das Tintas, Aço Santa Clara, BH Stones, Bloco Sigma LTDA, Brasil Ferros, Casa Floor, Cerâmica Laranjal, Cerâmica Laranjal, Comércio de Vidros, DR Pisos e Artefatos em Concreto, Depósito Savassi, +72-72

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova unidade do Colégio Bernoulli, projetada pelo escritório BCMF Arquitetos, foi inaugurada em um edifício histórico e icônico de Belo Horizonte, localizado no coração da cidade. Construído em 1950, o prédio originalmente abrigou o antigo Colégio Sacré Coeur de Jésus e, posteriormente, o tradicional Colégio Pitágoras, permanecendo em uso até 2021.

O edifício é um marco arquitetônico e cultural da cidade. Apesar das modificações ao longo do tempo, sua unidade arquitetônica foi preservada, permitindo seu tombamento como patrimônio histórico da cidade. Elementos originais foram protegidos, incluindo fachadas, telhados de cerâmica, gradis ornamentais de ferro e pisos (parquet de madeira, granilite e ladrilhos hidráulicos).


O novo Colégio Bernoulli revitaliza e adapta o espaço para atender às demandas educacionais contemporâneas, preservando as características históricas e culturais da estrutura original. A unidade ocupa 20.000 m² e acomoda 2.000 alunos, do ensino fundamental ao ensino médio.

As intervenções foram divididas em três áreas principais: Preservação Permanente, restaurando e modernizando os edifícios tombados; Preservação da Paisagem, valorizando os espaços verdes e de contemplação; e Área de Expansão, que inclui anexos projetados para dialogar com a escala e a materialidade do edifício existente, ao mesmo tempo em que apresentam uma abordagem arquitetônica distintamente contemporânea.

O design de interiores e a sinalização refletem o conceito criado para o grupo Bernoulli, evoluindo em paralelo ao crescimento acadêmico dos alunos. Cada andar é distinguido por uma cor única e painéis gráficos educacionais que destacam a cultura local da cidade. A infraestrutura do teto foi deixada exposta, facilitando a manutenção e futuras adaptações, enquanto se integra harmoniosamente ao esquema de cores da escola.

Dessa forma, o projeto combina tradição e inovação, respeitando o valor histórico do edifício enquanto cria espaços diversificados para o aprendizado contemporâneo. A nova unidade exemplifica como a arquitetura pode unir passado e futuro, oferecendo uma infraestrutura moderna que preserva a memória arquitetônica de Belo Horizonte, uma cidade jovem, famosa por apagar seu passado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


