Arquitetura
Colégio Bernoulli Cidade Jardim / BCMF Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
20696 m²
Ano:
2024
Fabricantes: AGP Marmoraria, Abadia Incêndio, Alves Teixeira, Alves Teixeira, Ambi Dry System, Ambi Dry System, Ampla Divisórias, Art Ladrilhos, Artegav Comércio de Vidros, Atacadão das Tintas, Aço Santa Clara, BH Stones, Bloco Sigma LTDA, Brasil Ferros, Casa Floor, Cerâmica Laranjal, Cerâmica Laranjal, Comércio de Vidros, DR Pisos e Artefatos em Concreto, Depósito Savassi, +72-72

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova unidade do Colégio Bernoulli, projetada pelo escritório BCMF Arquitetos, foi inaugurada em um edifício histórico e icônico de Belo Horizonte, localizado no coração da cidade. Construído em 1950, o prédio originalmente abrigou o antigo Colégio Sacré Coeur de Jésus e, posteriormente, o tradicional Colégio Pitágoras, permanecendo em uso até 2021.

O edifício é um marco arquitetônico e cultural da cidade. Apesar das modificações ao longo do tempo, sua unidade arquitetônica foi preservada, permitindo seu tombamento como patrimônio histórico da cidade. Elementos originais foram protegidos, incluindo fachadas, telhados de cerâmica, gradis ornamentais de ferro e pisos (parquet de madeira, granilite e ladrilhos hidráulicos).


O novo Colégio Bernoulli revitaliza e adapta o espaço para atender às demandas educacionais contemporâneas, preservando as características históricas e culturais da estrutura original. A unidade ocupa 20.000 m² e acomoda 2.000 alunos, do ensino fundamental ao ensino médio.

As intervenções foram divididas em três áreas principais: Preservação Permanente, restaurando e modernizando os edifícios tombados; Preservação da Paisagem, valorizando os espaços verdes e de contemplação; e Área de Expansão, que inclui anexos projetados para dialogar com a escala e a materialidade do edifício existente, ao mesmo tempo em que apresentam uma abordagem arquitetônica distintamente contemporânea.

O design de interiores e a sinalização refletem o conceito criado para o grupo Bernoulli, evoluindo em paralelo ao crescimento acadêmico dos alunos. Cada andar é distinguido por uma cor única e painéis gráficos educacionais que destacam a cultura local da cidade. A infraestrutura do teto foi deixada exposta, facilitando a manutenção e futuras adaptações, enquanto se integra harmoniosamente ao esquema de cores da escola.

Dessa forma, o projeto combina tradição e inovação, respeitando o valor histórico do edifício enquanto cria espaços diversificados para o aprendizado contemporâneo. A nova unidade exemplifica como a arquitetura pode unir passado e futuro, oferecendo uma infraestrutura moderna que preserva a memória arquitetônica de Belo Horizonte, uma cidade jovem, famosa por apagar seu passado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


