Arquitetura
Colégio Domum / Lins Arquitetos Associados

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3700 m²
Ano:
2022
Fabricantes: MARMORARIA VITÓRIA, TERRA VIDROS, Via da Luz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Domum, está localizado na cidade de Juazeiro do Norte, sul do estado do Ceará. Trata-se de uma escola que abrange desde o ensino infantil até o ensino médio. O programa é composto por salas de aula, biblioteca, laboratório, salas multiuso, cantina, quadra, auditório, áreas de convivência, além do setor administrativo e de serviços. O edifício de 3.700,00m² foi implantado em um terreno de esquina com grandes frentes voltadas para o norte e para o oeste. A implantação foi feita na periferia do lote, protegendo assim a fachada poente e promovendo sombra para o interior da escola, onde acontece toda a recreação e lazer dos alunos. As salas de aulas ficam voltadas para o nascente e para o norte e a quadra de esportes no poente, porém resguardada por uma proteção em telha metálica.




O colégio desenvolve-se em três pavimentos, basicamente. O pavimento térreo, de chegada, contemplando o acesso principal com a praça de integração, o auditório, o setor administrativo e o estacionamento. O primeiro pavimento conta com a cantina, a quadra esportiva, as salas de aula e o setor infantil. Já o segundo pavimento, também pedagógico, conta com salas de aula, biblioteca e laboratórios. Tal pavimento, foi executado apenas parcialmente, decidindo-se pela execução do programa restante em uma futura ampliação. O declive de quatro metros foi vencido entre o patamar de chegada e o primeiro pavimento através de rampas e escadas distribuídos em vários platôs, formando um pátio central de lazer para os alunos. Esse pátio, que tem formato irregular, é o coração da escola e contempla além de uma visão de todo o espaço, um pequeno anfiteatro para apresentação dos alunos. Por possuir um formato inusitado, rampas e escadas bem suaves, acaba também sendo um local de brincadeira e descobertas para as crianças.




O conjunto é todo composto de uma estrutura de pilares, vigas e lajes todos em concreto armado. As vedações são todas em tijolo cerâmico e o piso industrial em todos os ambientes, com exceção do pátio central que foi utilizado o piso intertravado. Optou-se pela pintura nas cores primárias, amarelo, vermelho e azul, para junto com o branco predominante, pudesse transformar o ambiente de ensino em um espaço lúdico.





O conforto térmico foi um dos principais norteadores do projeto e para isso foram utilizados uma grande proteção com telhas metálicas na fachada poente onde se encontra a quadra de esportes. Elementos vazados também metálicos nas circulações, e cobogós de concreto no teto dos jardins das salas de aula do setor infantil filtram a luz do sol, amenizando o calor intenso na região. Bandejas de luz, presentes nas salas de aulas, trazem iluminação natural pro interior das salas de aula. Por fim, a escola possui uma relação direta com a rua, tendo sido cercada apenas com um gradil metálico, preservando assim a permeabilidade visual e dos ventos, tornando-a um espaço bastante convidativo para pais e alunos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


