Veja neste post algumas dicas para construir em solo com aclive ou slope. Ou seja, em terra com inclinação de qualquer tipo.
Ground vantagens em slope
Enquanto a construção em terrenos inclinados pode ser mais trabalhosa, também pode ser algo a ser explorado com criatividade. Em seguida, cabe ao projeto arquitetônico transformar essa dificuldade em uma vantagem criando espaços que aproveitem a visão do terreno, se houver, e aproveitarem as diferenças de níveis entre os pisos para criar efeitos interessantes. Como mezanino ou outros ambientes semi-integrados, por exemplo.
Além disso, o projeto também tem o poder de minimizar esse trabalho na hora de construir, em alguns casos. Assim, a inclinação do terreno acaba não sendo um problema.
Reduzindo o movimento da terra
O ponto chave para facilitar e otimizar o trabalho construindo um terreno com aclive ou slope é basicamente mover-se o mínimo de terra possível.
Isso é melhor porque:
- Deixa a construção mais fácil e mais barata, já que o movimento da terra é caro e trabalhoso. Para plantar a terra, deve-se usar tratores, e também pagar para dispor a terra que é deixada sobre ou precisa ser comprada.
- Menos detritos, já que nenhuma terra deixa os terrenos. Então é um trabalho a menos, e menos impacto sobre o meio ambiente.
- Ele também reduz o impacto ambiental porque mantém o escoamento natural da água da chuva, com todo o terreno permeável. Isso é essencial em locais com alagamentos, por exemplo. Mas é interessante em qualquer região.
- Evite a formação de umidade na slab e nas paredes, já que tudo se livre da terra.
(Veja também: “High Constructs About Pilotis“)
Isso nem sempre é possível, ou pelo menos não completamente. Mas tentar reduzir esse movimento onde dá bastante ajuda.
Para construir no solo com aclive
No solo em aclive, que são aquelas que sobem em relação à rua, o espaço para entrar com os carros, para ficar plano, precisa estar no chão. Ou a garagem vai ficar em rampa, o que também é outra possibilidade, se a ladeira for bem pequena. (Veja também um projeto em terra sobre o aclive com a garagem no mesmo andar).
Home no aclive com uma garagem parecida com rampa. Veja mais aqui.
O resto da casa pode ir ladeira abaixo do terreno, apoiado apenas por pilares ou paredes. Em tal caso, se forem muros, é interessante deixá-los no sentido transversal na encosta do terreno, em vez de formar partes que impeça o escoamento da água.
Para construir em slope
Já na encosta é possível fazer uma laje no mesmo nível da rua, sem puxar no chão que descem abaixo dela.
A dificuldade neste caso é não parar de formar espaços muito grandes na parte inferior da casa. Isso porque os pilares too-alto são desproporcionais e precisam ser muito grossos para permanecer resistentes E também porque a partir de uma certa altura esta área começa a ser computada pela prefeitura como uma área construída, mesmo que vazia. Por isso, gera cotas e descontos do material total permitido para a construção.
Para evitar que isso aconteça, você está apenas fazendo tabelas em vários níveis, curtindo a inclinação do terreno mesmo sem jogá-lo.
Quintas no chão inclinado
Cada uma das slabas pode obter o corpo da própria casa, com paredes paredes interiores. Ou podem ser espaços abertos, como verandas ou quintais. Por isso, a casa pode ter áreas exteriores planas, mesmo com o terreno inclinado. E sem a necessidade de remover a terra para ela.
Terra com inclinação irregular
A mesma ideia para construir em slabas soltas do solo também vale a pena pousar com inclinação irregular. Ou seja, eles vão para cima ou para baixo não só da frente para o fundo, mas também de um lado para o outro. Neste caso, é apenas fazer tabelas em níveis intermediários também na largura, como na imagem abaixo.
Veja aqui todas as dicas do arquiteto para construir, recondicionar ou decorar sua casa.
Projetos de arquitetura
Veja todos os projetos aqui do site para inspiração: