O marmofibra é um material leve e rentável, usado para fazer bancos, geralmente de cozinhas, e que tem rochas, resinas e fibra de vidro em sua composição.
Geralmente é confundida com mármore sintético, que também possui rochas e resina, mas sem tanta fibra de vidro (Mais informações sobre mármore sintético aqui).
Com o tempo de uso, o marmofiber pode ser riscado, especialmente nas margens da cozinha. Este pode ser um caso inconveniente se você quiser um material totalmente resistente, o que não requer nenhuma manutenção. Por outro lado, se houver disponibilidade e paciência para fazer uma restauração, é possível, e dá o que fazer em casa, com materiais simples.
Como tirar riscos do marmofibra
Veja então passo a passo para correr riscos do suporte marmofibra:
Para começar, o suporte pode ser solto ou fixado no lugar, mas é mais fácil se for solto, pois se torna mais prático para esgotar a água no momento da limpeza, por exemplo.
O primeiro passo é passar a água por todo o suporte, e depois motá-la com uma lixa d’ agua 1500. É importante ferrar bem, e não deixar nenhum ponto sem lixar, mesmo que eles não arranhem. Isso porque a lixa retira o verniz do material, e uma precisa remover essa camada de toda a peça, para que não fique com pedaços diferentes.
O segundo passo é passar uma máquina de lavar louça com detergente por toda a bancada, para tirar todos os resíduos.
E a terceira etapa é simplesmente passar uma água, enxaguar o suporte, como se estivesse sendo lavada mesmo.
Finalmente, a quarta e última etapa é aplicar uma resina acrílica na peça, usando um pincel. Após a secagem, a pia torna-se brilhante e protegida novamente, e está pronta para uso.
No vídeo abaixo você vê a direita todas essas etapas:
Consultar todas as dicas do arquiteto para construir, recondicionar ou decorar sua casa.