Arquitetura
como liberar espaço sem jogar nada fora
“Papéis acumulados, fios e carregadores espalhados, sapatos largados pelo chão, roupas apoiadas em cadeiras ou sobre a cama e pequenos objetos sem um local definido, como chaves, óculos e controles remotos, costumam causar imediatamente a sensação de desleixo. Bancadas cheias de produtos de uso diário, brinquedos espalhados e até sacolas e caixas vazias também contribuem para essa impressão. Esses itens podem fazer parte da rotina, mas mesmo assim precisam de um lugar fixo para não poluir visualmente o ambiente. Quando o espaço é bem-planejado, ele passa a ser melhor aproveitado e mais funcional”, observa a personal organizer Josi Martins, do perfil @maniademariaoficial, parceira da Ou e mentora da Ou Educação.
Outra técnica que faz muita diferença é agrupar os itens por categoria. A medida facilita o acesso, evita retrabalho no dia a dia e impede que os objetos fiquem espalhados sem necessidade. “Uma das principais táticas é revisar tudo o que existe dentro de casa e reorganizar por temas, usos e frequência. Itens de outra estação, por exemplo, podem ser guardados para liberar espaço imediato. Organizar por categorias, agrupar objetos semelhantes e repensar onde cada coisa faz mais sentido ajuda muito”, reforça a arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior.
Vale ainda investir na organização correta de armários e gavetas. Na cozinha, por exemplo, o espaço rende muito mais quando as gavetas são bem organizadas. O mesmo é válido para o quarto, onde adotar dobras verticais, no estilo “arquivo”, ou usar colmeias organizadoras, permite visualizar melhor as roupas e manter acessórios em ordem. “A maneira de dobrar roupas influencia diretamente no espaço disponível em cômodas e guarda-roupas, e técnicas corretas fazem grande diferença”, diz a arquiteta.
“Camas com baú ou gavetas, por exemplo, oferecem uma área extra de armazenamento sem ocupar mais espaço no quarto. Bancos, pufes e baús organizadores também são excelentes aliados, pois cumprem mais de uma função ao mesmo tempo. Organizadores internos de armários tornam o uso do espaço muito mais eficiente, e os móveis multifuncionais, como mesas com gavetas, sofás-camas e escrivaninhas dobráveis, unem praticidade e armazenamento, permitindo guardar mais sem comprometer a área útil da casa”, conclui Josi.
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


