O canteiro de obras é como o coração de uma construção. A distribuição e a estocagem de materiais, entrega de suprimentos, movimentação de pessoas e veículos, tudo está conectado ao cantador . É aí que um projeto sai do papel para se transformar em um empreendimento. A organização e a gestão do cantador de obras, portanto, são indispensáveis para o sucesso do negócio.
Quando bem alinhados, essas ações garantem obras organizadas, sincronizadas e executadas no ritmo planejado. Mas, se esta gestão falhar, a sua construção pode ser abalada por acidentes, atrasos e desperdício de materiais e dinheiro.
Então, como você garante que o canteiro de obras é um cartão de visitas e não um problema na sua empreitada?
Até o final deste artigo você vai conhecer as melhores práticas para organizar este espaço e entender como a tecnologia pode te ajudar nessa missão. Vamos começar com 10 dicas de como melhorar a organização e a gestão do canteiro de obras. Confira isso!
1. Montar um planejamento
As operações no canteiro terão espaços limitados durante a maior parte do trabalho. Esta chamada para elaboração de uma linha do tempo que ajuda a identificar quais áreas serão gratuías e quais materiais são necessários em cada etapa do projeto.
- Compras no momento certo reforcem sua capital de giro
- Seu canteiro tem mais espaço livre para circulação
- Há menos perda de materiais por exposição ou danos durante o armazenamento
2. Ter uma pesquisa prévia sobre a região
Você não vai construir ou depositar materiais em uma área de preservação, certo?
Este é um exemplo extremo, mas que demonstra a necessidade de mapear elementos ambientais, logísticos, estruturais e sociais na região onde você irá organizar o seu canteiro.
Este artigo tem tudo o que você precisa saber para organizar a logística do canasel sem desrespeitar as normas regulatórias.
3. Estruturar o layout do cancioneiro
A boa organização e gerenciamento do cantador de obras está associado à eficiência do layout. Este design varia conforme o trabalho e o terreno, mas alguns fundamentos servem para a maioria dos empreendimentos.
- Deixe espaço para a movimentação de caminhões com materiais
- Materiais Wrap que serão usados juntos, como brita e areia, próximos ao bitumen
- Se possível, aproveita o primeiro deck construído como área coberta para materiais de armazenamento
Dica: estas e outras recomendações são detalhadas no “Kit para Otimizar seu Canteiro de Obra”.
4. Otimize offsets
Você já analisou quanto tempo um colaborador leva para se deslocar até o banheiro ou para pegar um material necessário do trabalho? O número de funcionários e a quantidade de vezes que isso se repete até o dia a dia acabam resultando em horas indomadas de trabalho. O que fazer para evitar esse desperdício?
- Avalie a distância do local de trabalho até o ponto de descarga de materiais, armazenamento e repouso
- revise periodicamente o layout do canter considerando os tempos de deslocamento
- Evite deslocamento de material em trajes longos
5. Planejar as instalações das áreas de convivência
Todo local de construção deve ter áreas projetadas para atender às necessidades básicas de alimentação, higiene, descanso, lazer e a convivência de seus trabalhadores. São as chamadas áreas de vida. Esses espaços devem contemplar as seguintes instalações:
- Instalação Sanitária
- Vestiário
- Local para refeição
- Cozinha
- Cozinha
- Área de lazer
- Área de lazer
- Alojamento (quando houver trabalhador alojado)
Atenção: mais do que atender às normas e legislações específicas, a adequação das áreas de melhoria de vida melhora traz mais qualidade de vida e motivação aos trabalhadores. Isso contribui na produtividade e redução de acidentes e de doenças ocupacionais.
A cartilha “Áreas de Vivencia”, do CBIC, detalha a instalação dessas estruturas com base no novo NR-18.
6. Atenção ao armazenamento
Materiais como areia, quando não armazenados adequadamente, acabam se misturando no solo da obra de arte. É um problema típico de estocagem. Isso significa desperdício e pode criar obstáculos ao trânsito no cancioneiro.
- Definir o melhor lugar para armazenar materiais e revisar este espaço rotineiramente
- Sacos de cimento e argamassa devem ficar em locais sem umidade, protegidos da chuva e sol forte
- Os materiais Brittle devem ser armazenados em pilhas e a compra deve ocorrer ao lado da data de uso
Tenha mais orientação sobre o ebook gratuito do Sienge ” Desperdice in Civil & Construction#8221;!
7. Controle do fluxo de entrada e saída do estoque
A boa organização e gerenciamento do cantador de obras evita compras em duplicidade ou emergência. A falta de certo material em estoque pode deixar uma equipe de trabalho inteira parada. Os itens em excesso no cancioneiro, por outro lado, ocupam espaços desnecessários e dificultam a logística.
Dica: com base no consumo histórico das obras, a área de suprimentos pode manter níveis mínimos em estoque de insumos de consumo constante, como areia, cal e cimento.
8. Evite retrabalhar
Você sabe aquele arranhão que comprometeu uma tinta pronta? Ou que um andar que ficou manchado durante o transporte de alguns materiais? São incidentes que implicam em retrabalhos.
- Organizar as etapas da peça para evitar a movimentação desnecessária de materiais no cancioneiro
- Garanta que os pisos de limpeza e rejunções manchadas ocorrem na fase de conclusão
- Planeje as obras de toques em pinturas para realizá-las de uma só vez
9. Adotar um Jornal de Obra
Ter um diário de trabalho no dia a dia do seu canteiro é uma forma de fundamentar todas as etapas do trabalho, além de garantir mais transparência ao processo. O diário funciona como um memorial descritivo, onde são constatados fatos relevantes como serviços realizados e equipamentos utilizados.
O e-book gratuito do Sienge ” Definitive Guide to the Obras & Journal#8221; ele mostrará a você todas as vantagens deste documento.
10. Priorize a segurança
Você sabia que a falta de organização ou disposição inadequada de instalações e objetos no canteiro de obras é uma das causas mais comuns de acidentes na construção civil? Para minimizar esse risco, anote 5 dicas práticas do ebook ” Guia de prevenção de acidentes no Obras”Singer;:
- Criar um local específico para armazenar materiais e ferramentas
- Permita-se que os operários só mantenham as ferramentas em uso
- Oriente os funcionários sobre a importância de manter a limpeza e a organização
- Especificar locais adequados para os grandes equipamentos e máquinas
- Por favor de pontos de previsão e de descarte de procedimentos
Integração pela tecnologia e digitalização do cancioneiro
It não é suficiente apenas uma prancheta e planilhas para colocar em prática as 10 dicas mostradas até aqui, certo? Você precisa padronizar e automatizar os processos. A área de planejamento de uma construtora deve ser integrada ao canteiro de obras para ganhar em produtividade, assertividade e proatividade.
O e-book gratuito ” How to make Shape Supply Management Connected with the Obras & Canterer#8221; aponta 5 benefícios da tecnologia:
- Mobilidade: Acesso rápido de informações de estoque e compras, a qualquer hora e de qualquer lugar.
- Informações imprecisas: Com os dispositivos certos no canteiro de construção, você coleta as informações de trabalho e o consumo de ações em tempo real.
- Integração: O integração do canter com o escritório de projetos e área administrativa do seu construtor é automatizado.
- Visibilidade: Você consegue a visão física-financeira consolidada, que reflete a situação real das obras e o consumo de materiais.
- Economia: Você economa tempo e dinheiro porque não precisa mais ir do trabalho para levantar informações.
O que um sistema de gestão precisa ter
Agora que você já sabe a importância de um sistema de gerenciamento automatizado em seu canteiro de construção, anote alguns requisitos indispensáveis na escolha da melhor opção:
- Integração: O sistema de gerenciamento de sua construtora deve ser integrado para promover a automação entre as áreas.
- Redução de custo Efetivo: Uma solução integrada traz maior precisão aos processos. Você identificará os pontos de desperdício e de melhoria.
- Especialização em construção civil: A ferramenta precisa conhecer as particularidades e necessidades da sua empresa, ou seja, deve ser idealizada para as operações da construção civil.
- Uso intuitivo: Ser visualmente agradável e amigável é um diferencial para garantir que sua equipe utilize a ferramenta com produtividade.
Que tal fazer um checklist completo com outros pontos de atenção na escolha? Este checklist de Sienge grátis irá ajudá-lo!
Conclusão
A eficiência no controle de estoque, o fluxo de materiais e as operações restantes de organização e gerenciamento do canteiro precisa da ferramenta certa. A boa notícia é que o Sienge é um sistema de gestão especializado nas atividades de sua construtora. Você será capaz de gerenciar e integrar todas as áreas da empresa em processos automatizados, reduzindo o tempo gasto com tarefas burocráticas.
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