Survive no mundo da construção civil depende de uma única coisa: capacidade de inovação. E essa capacidade pode ser potencializada quando se entende que a tecnologia nos leva além: assim, até mesmo o sistema ERP é amplamente utilizado no setor.
No entanto, como prega o ditado, “engolir sozinho não faz verão”. Ou seja, o sistema ERP, para tornar-se ainda mais potente e completo, faz associação a outras ferramentas, que a integram e garantem uma gestão mais assertiva. Este conjunto coesivo de soluções cria um ecossistema de tecnologia, muito importante para a modernização do setor.
Se você tiver alguma dúvida sobre o que é ou o que faz um ERP, sugiro que você confira:
- Como um sistema ERP pode melhorar a produtividade da incorporadora?
- ERP para Construção Civil: o que é, que importância e como integrá-lo
- Quais diferenças entre CRM e ERP para sua incorporação?
No artigo de hoje, oferecido pelo CV CRM-Vendas de Vendas para o leitor do Blog Sienge, explico-lhe com clareza quais são as integrações mais importantes em um sistema ERP e por que o seu construído-in, construtor ou urbanizador deve apostar neste ecossistema.
Qual a importância de se ter um sistema ERP integrado?
Ter um ecossistema de tecnologia em sua incorporadora é essencial para a modernização da empresa e do setor, como um todo. Um ERP integrado faz parte desse ecossistema, e pode trazer os mais diversos benefícios, tais como:
- Centralização da informação
- Transposição de dados
- Condução rápida e rápida de dados
- Redução de custos
- Redução de custos
- Redução de custos
- Agilidade na tomada de retrabalho
Principais integrações de um sistema ERP
Assinatura eletrônica
As assinaturas eletrônicas passaram por um boom em reconhecimento com a pandemia Covid-19. O isolamento social decorrente da crise acabou por cercear os processos de assinatura manual para questões sanitárias, e foi lá que a assinatura eletrônica encontrou espaço para se estruturar.
Tendo em vista uma demanda latente do mercado de desburocratizar a assinatura de contrato, a assinatura eletrônica encontrou no setor uma oportunidade de crescimento com ótimas frutas. Tanto que seus resultados já conseguem ser medidos: 49% das empresas levam menos de 15 minutes minutos para assinar eletronicamente.
Além do mais, até mesmo os próprios carinhos sentiram o impacto de digitalizar processos e documentos. A partir da lei 14.382, de 27 de junho de 2022, atos e negócios legais e incorporações imobiliárias devem ser registrados e consultados eletronicamente (Press 24h).
Ou seja: o cenário atual aponta para o crescimento da demanda de digitalização, e uma assinatura eletrônica integrada ao ERP garante a caminhada em direção a esta nova tendência.
Chatbots
Os chatbots, conhecidos também como assistentes virtuais, são uma forma prática de manter a comunicação com o seu cliente sempre ativo e moderno. Eles trabalham em formatos distintos, mas o mais comum deles é o bot of messenger-standard que facilitam ou até mesmo solucionam problemas sem a necessidade de preenchimento humano.
Em uma incorporação, principalmente na íntegra 2022, quando o protagonismo do cliente chega ao seu ápice, encontrar novas formas de se comunicar com o consumidor é indispensável para o processo de gestão.
Controle do Labor
As plataformas de controle de mão de obra são uma grande modernização no cantador de obras. Em resumo, eles substituem o uso de fichas técnicas e folhas de controle manual por formatos digitalizados, às vezes até mesmo completamente online.
Essas medidas de virtualização de documentos auxiliam a eficiência do trabalho no cancioneiro. Isso acontece porque a perda desses documentos durante o fluxo de trabalho é muito menos não (quando não totalmente eliminada). Não para bastar, mais de uma pessoa pode ter acesso ao mesmo documento de cada vez, virtualmente, em sua versão mais atualizada e editada em tempo real.
CRM
Se o ERP pudesse ter um melhor amigo, um cara de um meia, seria o Customer Relationship Management, caríssimo conhecido como CRM. Muito disso se deve ao fato de que, juntos, ERP e CRM conseguem gerenciar uma empresa em sua totalidade.
Nas palavras de Toninho Garcez, COO do CV CRM, ” O ERP gerencia a empresa da porta para o interior. O CRM, da porta para o exterior “. Ou seja, enquanto o ERP se volta para os processos internos e burocráticos, o CRM cuida da venda, da relação e do processo comercial.
Um CRM, em resumo, cuida de toda a jornada de pré-venda, venda e pós-venda em um incorporador. Tudo a partir da captação de leads até a prestação de assistência técnica e prestação de um portal de autoatendimento é trabalho do CRM. Quando conjugado a um ERP, o CRM cuida do processo de vendas e devolve o recebível para o ERP, para posterior atendimento interno.
A eficácia de um CRM no ecossistema de um sistema ERP é comprovada: de acordo com a Salesforce, a plataforma pode ajudar a aumentar a produtividade de vendas em até 34%. E o mercado imobiliário não está imune a este crescimento.
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Gerenciamento de obras
As ferramentas de gerenciamento de obras de forma moderna monitoram tudo o que acontece no canteiro de obras, utilizando a tecnologia para gerar indicadores precisos e alimentar o ERP com informações contundidas sobre o processo de construção.
Considerações finais: integrações em um sistema de ERP
Existem dezenas de outras ferramentas que podem e devem constituir um sistema ERP. Cito como exemplo o BIM, portais de despesas, automações de citações, automações de cargas, entre outros. Assim como as integrações elaboradas no artigo de hoje, essas muitas ferramentas contribuem imensamente para a efetivação de um ecossistema de tecnologia que tem o ERP como foco.
Ram alguma dúvida sobre a importância de usar um ERP integrado para a construção civil? Conheça o ecossistema da Plataforma de Sienge!
Você sabia que o autor deste texto é parceiro de Sienge?
O único CRM 5,0 do mercado imobiliário juntou-se ao ERP apaixonado para construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gestão e integração, o CRM CV permite que você tenha um panorama completo do seu incorporador na tela do computador.
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