A realidade virtual é uma tecnologia de interface que envolve uma pessoa e um sistema operacional, geralmente um computador. Também conhecido no mundo da tecnologia como um VR (da Realidade Virtual), ele cria um ambiente em três dimensões que tem como objetivo provocar a sensação de imersão completa. Isso envolve aspectos visuais, sonoros, táteis e até olfativos.
Parece um pouco futurista, não é? Mas é a mais pura verdade.
E ele pode sim ser aplicado ao seu negócio imobiliário, basta ter criatividade e a vontade de inovar para fazer a estratégia dar certo. Com a realidade virtual, você prospecta novos clientes pela curiosidade, nos mantenha por meio da inovação e os converte por experiência.
E como fazer isso desde a pré-venda imobiliária?
Entenda os benefícios da realidade virtual
Além de ser uma isca diferenciada dentro de uma incorporadora, a realidade virtual tem outras muitas qualidades de aplicação. Atualmente, por exemplo, o valor de implantação da tecnologia nas empresas está ficando menor, apresentando-se como uma oportunidade.
Não o suficiente, o setor cresceu exponencialmente, por isso as previsões apontam que, até 2030, a realidade virtual será um segmento de 50bi (Panrotas Journal, 2022).
Allied a uma boa estratégia de divulgação online _ contemplando redes sociais, sites, blogsites e portais, a aplicação de VR pode revolucionar um negócio e até mesmo garantir o tão sonhado vendas imobiliárias 100% digital.
Entenda os princípios da tecnologia VR
Para a realidade virtual ganhar vida e ser capaz de executar a interação entre usuário e interface a qual ele é proposto, ele precisa de quatro componentes básicos. São eles:
- Componentes de rastreamento
- Componentes de aplicação
- Componentes de renderização
- Componentes de exibição
Os componentes de rastreamento são aqueles que coletam as informações corporais da pessoa, tais como localização dos olhos, toque em sensores e botões, posição das mãos, entre outros.
Já os componentes de aplicação são aqueles que executam a simulação, como um todo.
Os componentes de renderização, por sua vez, convertem os dados processados pelos componentes acima em estímulos que a pessoa percebe como realidade. Isso pode ser um som, uma imagem ou outra.
Finalmente, os componentes de exibição são os equipamentos responsáveis pela geração dos estímulos que o usuário percebe. Ou seja, é onde a imagem, o som ou outro recurso se forma.
Descobrindo os principais equipamentos que você pode usar
Para sua empresa, cujo foco não é necessariamente os detalhes do software VR, a única preocupação deve ser com o componente de exibição. É lá que estão situadas as principais ferramentas que o seu incorporador utilizará em uma abordagem de VR.
Primeiro, falaremos sobre os dispositivos de exibição visual. São eles:
- Óculos de VR: é um dispositivo acoplado à cabeça do indivíduo que cobre todo o campo de visão, central e periférico, para uma maior imersão durante o experimento.
- Adaptadores Celulares: são uma versão menos elaborada (e consequentemente mais acessível) dos óculos VR. Neles, é possível encaixar um celular na estrutura dos óculos e ter uma experiência semelhante usando a tela do aparelho celular.
- CAVE: é um tipo de caverna que isola o indivíduo do mundo exterior e potencializa a interação entre usuário e VR.
Para display acústico, o investimento é ainda mais baixo, já que até itens diários podem suprir a necessidade de ambiência sonora. Veja:
- Fones de ouvido: os earbuds podem simular muito bem uma situação de apresentação imobiliária, por exemplo, através de um som ambiente.
- Caixas de som: para uma imersão mais completa, caixas de som são uma boa opção. Eles podem reproduzir sons com clareza e gerar a sensação da realidade, uma vez que as ondas sonoras são espaçadas no ambiente, não vindo diretamente da fonte para o ouvido como nos fones de ouvido.
Estas são todas as ferramentas que você precisa, uma vez que você implantou a realidade virtual em seu construído.
Usando a tecnologia para apresentar imóveis
Que tal unir o melhor dos dois mundos e usando a realidade virtual em apresentação imobiliária?
Clientes que não podem ou são resistentes a frequentar o site da visita podem receber o acesso à versão virtual do empreendimento. Por lá, eles poderão andar, subir e descer escadas e, é claro, ver seu decorado mesmo na distância, podendo acompanhar até a vista das janelas e balcões da unidade. E para isso ela nem precisa de equipamentos.
Outra possibilidade e dar uma espiadinha no futuro do seu cliente. Permita que ele coloque os óculos VR ou simplesmente aponte a câmera do celular para a unidade e veja como seria com a decoração. Essa estratégia fala para o senso de urgência de cada cliente.
O imóvel ainda está na planta? Não tem problema, o cliente também será capaz de visualizá-lo construído e mobiliado, tudo graças ao VR!
Selling remotamente com realidade virtual
Quantas vezes você já pensou em expandir sua venda para interessados de fora do seu alcance geográfico? Afinal, com certeza há pessoas de fora que estão apenas esperando uma boa oportunidade para mudar de cidade, de estado ou mesmo de país.
A hora é agora! Com o auxílio de VR e de outras tecnologias, é possível digitalizar a sua venda de imóveis sem dor de cabeça e com muitos resultados.
Uma maneira de fazer isso é permitindo que o cliente visualize o imóvel em VR, na distância, no conforto da casa própria. É claro que isso não é tudo, também é importante ter uma boa assinatura eletrônica e um CRM que permita a jornada digital. Mas VR com certeza é um bom começo.
E ao falar sobre tecnologia, que tal conferir nossos outros artigos sobre o tema? Leia:
- Tecnologia a favor da fidelização do cliente: conheça 5 estratégias
- Tecnologia em construção civil e o aumento da produtividade
- Conheça as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário!
- Gestão, produtividade e tecnologias aplicadas no canteiro de obras
É realidade virtual uma opção realista para o setor?
Entre tantos equipamentos, princípios e conceitos inerentes à realidade virtual, é normal que nos questionemos: é a realidade virtual mesmo aplicável a um incorporador nacional?
Sim, VR pode e deve fazer parte da realidade da sua empresa. Isso não quer dizer que você precisa de óculos de realidade virtual muito caros ou de características do primeiro mundo. Como pontuado acima, fones de ouvido, celulares e computadores já são capazes de auxiliar bastante com o sistema VR.
O tecnology não tem que ser caro e inacessível.
É possível inovar fazendo o básico, saindo da caixa e promovendo uma experiência incrível para o seu cliente.
Perguntas mais frequentes sobre o tema:
É uma tecnologia de interface que envolve uma pessoa e um sistema operacional. Também conhecido no mundo da tecnologia como VR, ele cria um ambiente em três dimensões que visa provocar a sensação de imersão completa, com aspectos visuais, sonoros e táteis.
Integrar ser o ambiente humano e virtual através de uma proposta imersiva.
O metaverso utiliza elementos da realidade virtual com o objetivo de propor a interação entre as pessoas e a criação de uma nova rede de compartilhamento de experiências. A realidade virtual, por outro lado, não atende necessariamente a essa demanda de interação social.
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