Arquitetura
Complexo Residencial Mirador Laguna / Mobil Arquitectos + Álvaro Arancibia Arquitecto

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Mirador Laguna surge do desafio de repensar a integração social em edifícios de alta densidade, explorando novas formas de convivência em altura. Até seu desenvolvimento, existiam poucos referenciais chilenos que abordassem essa problemática, especialmente em relação ao uso do elevador como eixo organizador da vida comunitária. A pergunta chave foi como gerar proximidade e sentido de comunidade dentro de uma estrutura vertical sem que a densidade se traduzisse em anonimato.

A solução adotada foi a disposição de três volumes de diferentes alturas, estruturando um grande pátio central como ponto de encontro. Essa configuração não só favorece a interação entre os residentes, mas também otimiza as vistas, a escala humana dentro do pátio e a incidência solar nos apartamentos e nos espaços comuns. Além disso, o volume mais baixo permite que as torres tenham uma melhor orientação em relação à paisagem, reforçando a relação com o entorno. A esquina do conjunto foi projetada como um ponto neurálgico, com acesso principal e comércios que reforçam a conexão dos edifícios com o bairro.

Um dos aspectos mais inovadores do projeto reside no design dos núcleos de elevadores, localizados no centro de cada andar. Essa disposição gera corredores curtos, reduzindo a quantidade de unidades conectadas por andar a um máximo de oito apartamentos. Com isso, fomenta-se a proximidade entre vizinhos e evita-se a sensação de massificação, própria dos edifícios em altura.

A integração social não só se propõe na distribuição das moradias, mas também em seu design exterior. As fachadas apresentam uma linguagem arquitetônica unitária, evitando distinções visíveis entre grupos médios e vulneráveis. O projeto também prioriza a mobilidade pedonal e a redução do impacto veicular, favorecendo percursos internos que promovem a socialização.

No que diz respeito à sustentabilidade, foram incorporadas estratégias passivas como brises e janelas com termopainéis, com o objetivo de otimizar o consumo energético e melhorar o conforto térmico das moradias. Por outro lado, a acessibilidade universal foi fundamental no desenvolvimento do projeto, garantindo que todos os habitantes, independentemente de sua condição, possam desfrutar plenamente dos espaços comuns.


Mirador Laguna não só responde a um desafio arquitetônico, mas estabelece um modelo de integração social em altura, onde densidade e comunidade coexistem através de uma solução urbana equilibrada e potencialmente replicável.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


