A comunicação é uma ferramenta indispensável para a construção de relacionamentos fortes e engajamento das equipes de trabalho. Quando as ideias são veiculadas de forma transparente, empática e objetiva, as equipes ficam mais engajadas e conseguem uma comunicação assertiva na construção civil.
Projetos de construção civil são obras coletivas em que todos os elos são importantes para o sucesso. Por isso, não se deve subestimar a importância de uma comunicação assertiva, eficaz e acolhedora nos singles.
Imagine os impactos de um gerente de obras que tem dificuldades em se comunicar com sua equipe. Quando as mensagens são transmitidas com ruídos, elas ficam difíceis de entender. No canteiro, isso pode comprometer o andamento do trabalho, impactando negativamente fatores como qualidade, termo e orçamento de projetos.
Relacionamento de relacionamentos interpessoais saudáveis e eficientes prezam pela boa comunicação. Daí, quem lidera as equipes precisa saber se deve se comunicar bem. Nessa função, a competência técnica não é suficiente.
Não basta ser bom, tem que parecer bom
Para uma comunicação assertiva na construção, não basta apenas ter domínio do conteúdo que está em discussão.
Como muitas vezes, as pessoas com conhecimento extenso transmitem informações de maneira confusa quando tentam esticar demais. Por outro lado, o excesso de objetividade também pode ser um problema.
Dessa forma, os ruídos de comunicação são uma grande pedra no sapato no mundo corporativo. Algumas causas de ruídos na comunicação são:
- Misalinhamento das informações
- Reuniões Não Produtivas
- Falta de clareza
- Falta de comunicação entre as equipes
- Falta de feedback
- Falta e impaciência
- Dificuldade na escuta
Diante disso, a fonoaudiologia empresarial Débora Brum explica o que é comunicação assertiva e indica formas de apriorizar sua comunicação, tornando-o mais eficaz, compreensível e influente. Débora tem 17 anos de experiência na área e é sócia-diretora da Comunicativa. Confira abaixo as dicas a seguir, mas, antes, vamos entender como a comunicação lida com os conflitos.
Como a comunicação lida com os conflitos
As melhores equipes são compostas por pessoas diferentes entre si. Cada profissional tem o seu próprio jeito de ser. Com isso, os indivíduos levam a bagagem da vida, suas experiências e valores para o ambiente de trabalho. Que a diversidade é fundamental para equipes de alto desempenho.
No entanto, ao mesmo tempo em que é importante, a diversidade também é desafiadora. A convivência entre ideias divergentes nem sempre é fácil. Naturalmente, as diferenças gerarão conflitos. É só que os conflitos não são necessariamente negativos, pois criam inovações e encontram soluções.
A questão é: como lidar com esses conflitos?
Tipos de comunicação
Há comportamentos diferentes em relação à comunicação. As pessoas transitam entre elas, para depender da situação em que se encontram. Eles são:
- Passividade: envolve preocupação excessiva com o interlocutor (o que ele pensa), o desejo excessivo de ser aceito, a dificuldade de impor limites e a postura omissa.
- Agressividade: impõe ideias, não exerce empatia, carência de consideração pelos outros, não ouve o que o interlocutor diz, usa palavras rudes e tom de voz agressiva.
- Passivo-agressivo: utiliza ironia, sarcasmo, deboche, indireta e cinismo.
- Assertividade: sinceridade e transparência aliando-se a respeito e empatia. Há atenção com os interlocutores. Clareza e objetividade eliminam ruídos. Há controle sobre palavras, tom de voz e linguagem corporal.
6 dicas e estratégias de comunicação assertiva na construção
Confira, portanto, 6 dicas de Débora Brum para aplicar a comunicação assertiva na construção civil!
1. Exercitar a inteligência emocional
O primeiro ponto para lidar com as emoções é aprofundar o autoconhecimento. Então, para isso, reflita: o que te tira do sério? Que situações causam desconforto? O que causa indignação, raiva e impaciência?
Assim, aprofundar esse conhecimento é indispensável para reagir melhor a tais circunstâncias. Isso é realizado por autocontrole.
Daí, descubra suas estratégias para se acalmar e acionar o lado racional do cérebro. Cada pessoa terá seus próprios métodos. E lembre-se: Não é necessário dizer tudo o que você pensa sobre.
2. Coloque-se no lugar do outro
Sem empatia, a comunicação se enche de ruídos. Assim, o entendimento é fruto da sintonia entre os interlocutores. Por isso, a empatia deve ser exercida diariamente.
Em resumo há três tipos de empatia:
- Empatia Cognitiva: capacidade de compreender o pensamento e o ponto de vista do outro. Ao entender a motivação dos membros da equipe, o gestor será capaz de melhorar o engajamento.
- empatia afetiva: capacidade de identificar as emoções alhetas. Ao entender qual é o estado emocional do povo, é possível dar uma resposta adequada à situação.
- A empatia compassiva: é aumentar a conscientização sobre a situação que outra pessoa passa, de modo a oferecer apoio a ela.
Então, para exercer a empatia, é necessário ter interesse genuíno no povo. Afinal, eles são fundamentais para o desenvolvimento dos projetos.
3. Mantenha uma escuta ativa
Na comunicação, deixe seu interlocutor completar o raciocínio antes de dar respostas ou argumentar. Ouvir antes de falar ajuda a desvendar a insatisfação e incompatibilidades e encontrar soluções para contorná-las.
Antes de falar, certise-se de que você entendeu bem a mensagem que o seu interlocutor está tentando transmitir. Por essa razão, não finja que está ouvindo e evite interromper o discurso de outras pessoas.
Aliás, Também Há Cestão Para Levar. Por exemplo: não pule para conclusões antes de ser feito ouvindo o que a outra pessoa tem para lhe dizer. Muito menos discordar mentalmente com antecedência do que você está ouvindo.
Finalmente, demonstre que você está prestando atenção. Olhe para os olhos de quem está se comunicando e não mexa no celular ao mesmo tempo em que está ouvindo outra pessoa.
Para ser um bom ouvinte, tenha paciência, interesse e atenção pela mensagem. Além disso, exercivo a interpretação do que foi dito. Isso pode ser feito por meio de perguntas a fim de elucidar dúvidas e eliminar os chiados. As perguntas abertas dão maior margem para clareza nas respostas.
4. Comunicar-se com clareza e objetividade
O cérebro tende a especular diante de informações incompletas. Dessa forma, pode gerar dissonâncias entre o que uma pessoa quer dizer e o que a outra, de fato, entende.
Ou seja, a dubiedade na comunicação resulta em interpretações imprecisas e abre margem para diferentes entendimentos.
Há três elementos que ajudam a evitar que isso aconteça. É a fórmula do S.E.R. Este princípio define que a comunicação tem que ser:
- Sucinta: não sejam prolixo. O excesso de informações e detalhes causa desinteresse nos interlocutores. Então vá direto ao ponto e só entre em detalhes quando for necessário.
- Específico: Ser Preciso no plebeu, a fim de evitar aberturas para interpretações equivocadas. Não use termos vagos e subjetivos. Ou seja: em vez de pedir algo “urgentemente”, dê uma data específica para a conclusão da tarefa, por exemplo. Dados e fatos são aliados da comunicação assertiva.
- Relevante: as pessoas se engajam quando veem a relevância dos projetos. Daí, é importante apontar fatores como importância, impactos, benefícios, vantagens e finalidades de uma tarefa.
5. Usar linguagem positiva
Palavras podem ajudar e interromper. Então, procure explorar os aspectos positivos da língua. Em vez de “resolver problemas”, escolha “procurar soluções”.
A linguagem positiva auxilia no aumento do engajamento das equipes, melhora a colaboração e, ainda assim, enfraquece resistências. Daí, o conceito tem grande utilidade na hora de dar feedbacks.
6. Domine a linguagem não verbal
A linguagem corporal tem um impacto enorme na comunicação. Movimentos corporais e expressões faciais são mais impactantes do que o significado das palavras. Para demonstrar confiança, você precisa colocar o corpo para agir a seu favor.
Elementos que impactam a linguagem não verbal são:
- Gestures
- Look
- Posture
- expressões
- Move
- Looks
Conclusão
A comunicação assertiva é uma habilidade indispensável para os leads. Em um setor onde o trabalho em grupo é essencial, como a construção civil, a comunicação merece atenção e aprimoramento.
Portanto, com assertividade, as mensagens são veiculadas com clareza e sem ruídos. Isso deixa a execução dos projetos mais eficaz e produz um ambiente de trabalho saudável e receptivo.
A oficina “comunicação assertiva em construção civil: como falar e influenciar”, realizada pelo Community Sienge, lidou com todos os pontos abordados neste texto. Junte a nossa comunidade e fique por dentro desta e outras discussões interessantes para o setor!