Grandes Obras

Conhecer as obras portuguesas, selecionadas e finalista, do Prémio EU Mies Award 2024

Conhecer as obras portuguesas, selecionadas e finalista, do Prémio EU Mies Award 2024


Conhecer as obras portuguesas, selecionadas e finalista, do Prémio EU Mies Award 2024, arquitetos explicam as suas obras em visitas abertas ao público.

No âmbito da edição de 2024 do Prémio Europeu de Arquitetura EU Mies Award, são promovidos eventos, gratuitos, abertos ao público e sem inscrições, em três obras de arquitetura distinguidas, localizadas em Portugal.

As três obras fazem parte de um conjunto de 40 selecionadas de entre 362 nomeadas, localizadas em mais de 30 locais da Europa, e que serão objeto do programa “Out & About. Discovering Architecture. EUmies Awards 2024”, durante dois meses (22 de abril a 23 de junho). O objetivo é que todos possam conhecer mais sobre os edifícios e espaços públicos com os seus autores, donos de obra e outras pessoas ou entidades envolvidas.

No sábado, 4 de maio, às 11h00, na visita ao Caminho das Escadinhas, em Matosinhos, Paulo Moreira, o arquiteto que partilha a autoria do projeto com Verkron, explica com alguns convidados, num passeio entre a encosta do bairro do Monte Xisto e a margem do Rio Leça, em Matosinhos, o processo que reuniu uma equipa interdisciplinar de arquitetos, construtores locais, artistas e uma rede alargada de parceiros, para recuperar aquela área para o uso público.

No mesmo sábado, 4 de maio, às 15h00, 16h00 e 17h00 será aberto o edifício General Silveira, no Porto, às primeiras 15 pessoas que apareçam em cada hora, pelos arquitetos Tiago Antero & Vitor Preto Fernandes, (ATA Atelier e Entretempos, respetivamente), os autores do projeto, e pelo dono deste edifício de habitação e comércio, que numa conversa darão conta de tudo o que esta obra envolveu.

No sábado, 1 de junho, às 15h00, na Praça de Piódão terá lugar uma visita, uma conversa e uma festa. Os arquitetos Paula del Rio e João Branco (Branco del Rio) orientarão a visita à obra de sua autoria, a Praça e ao Posto de Turismo. Nuno Grande moderará uma conversa com o sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Dr. Luís Paulo Costa, o Presidente e a Coordenadora da Associação das Aldeias Históricas de Portugal, Dr. Carlos Ascensão, também Presidente da Câmara de Celorico da Beira, e a Dr.ª Dalila Dias, o Professor José Reis, e os arquitetos. Encerra com um convite à celebração da arquitetura e vivência daquele espaço público, com música por Nuno Grande, até ao pôr-do-sol.

A primeira edição do Prémio da Comunidade Europeia para a Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe (EU Mies Award), em 1988, foi ganha pelo banco em Vila de Conde, de autoria de Álvaro Siza Vieira. Desde então, obras de arquitetos portugueses têm estado entre as selecionadas. Este ano, a Praça e o Posto de turismo de Piódão está entre as sete obras finalistas. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 25 de abril, em Bruxelas, e a cerimónia de entrega dos Prémios, no dia 14 de maio, em Barcelona.

O Prémio EU Mies Award resulta de uma colaboração entre a Fundação Mies van der Rohe e o programa cultural da comunidade europeia Europa Criativa. O programa “Out & About. Discovering Architecture. EU Mies Awards 2024” (https://eumiesawards.com/architecture-emerging/outabout-2024/), conta com o apoio de Guiding Architects, (https://www.guiding-architects.net/), associação de que a Cultour (www.cultour.com.pt) faz parte, como empresa que organiza visitas a obras de arquitetura contemporânea no território continental desde 2024, pelo que é a responsável pela organização dos eventos em Portugal.

Galeria



Fonte: Espaço da Arquitetura

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *