Crescimento e desenvolvimento: como evoluir na gestão de obras

Crescimento e desenvolvimento: como evoluir na gestão de obras

Crescimento e desenvolvimento: como evoluir na gestão de obras

Sair da zona de conforto, nem sempre é fácil, não é mesmo? No entanto, é a sensação de inquietação e vontade de fazer melhor e melhor que nos faz dar o primeiro passo para o crescimento e o desenvolvimento, dentro e além do âmbito profissional. 

Sendo assim, é através da busca por melhores resultados e perspectivas que você, o gestor de obras, conseguirá transformar esse sentimento de estagnação em ações necessárias, e consequentemente, em resultados efetivos. 

Transformar aquela sensação de querer sair da zona de conforto em ação, é a chave para jogar, e está diretamente ligado com a ideia de crescer e se desenvolver.

O cenário da construção civil está em constante mudança. Diariamente, nós, gerentes de obras, estamos em contato com projetos e situações que demandam desde a construção de escolas, construção de moradelas, rodovias, prédios comerciais, entre vários outros.

Daí, através deste artigo, abordaremos sobre a importância dessas duas habilidades: crescimento e desenvolvimento, que são extremamente importantes e indispensáveis em um gerenciamento de obras de alto desempenho, responsável por ajudar eleva a produtividade, dentro de sua gestão.

Capacitação para o desenvolvimento profissional

Para o enfrentamento dessas diversas situações que são inseridas no dia a dia do gerente de obras, leva-o a ter em mente a importância de sua capacitação e desenvolvimento. 

Questione você mesmo: “que treinamento eu preciso realizar para trazer maior desenvolvimento pro meu projeto?”, ou: “como posso trazer habilidades de gestão para implementar no meu dia a dia?”.

Sem desenvolvimento torna-se muito difícil alcançar os resultados desejados, afinal a construção civil e todas as atividades inerentes ao processo existem dinâmicas. Sendo assim, o foco no desenvolvimento do escopo profissional tem como primeiro passo a busca por treinamentos e capacitações direcionadas para que, desta forma, seja possível atingir os resultados de metas.

E esses avanços de seu desenvolvimento profissional vêm não só através do crescimento financeiro, mas através da entrega de projetos mais arrojados, dentro dos 4 pilares da gestão de obras, ou seja, dentro do prazo, custo, qualidade e segurança, garantindo resultados efetivos.

Aprendizado: como colocar no lugar e usá-lo no momento da tomada de decisões

De nada adianta aprender e não colocar nada em prática, certo?

O crescimento e o desenvolvimento precisam estar alinhados com a tomada de decisão para que todo esse conhecimento seja posto em prática, através de ações assertivas.

Sendo assim, o gerente líder e o profissional que deseja crescer na carreira, precisa estar disposto a sair de sua zona de conforto e buscar desafios de crescimento, dentro do projeto.

Muitas vezes tais desafios podem vir disfarçados como dificuldades, então, é nessa hora que você deve alterar a chave e perseguir suas habilidades de desenvolvimento para alcançar novos voos, se sentindo pronta para assumir novos desafios.

Crescimento e desenvolvimento são duas habilidades que devem fazer parte da linha de valores de qualquer empresa de construção civil!

Investir em cultura de aprendizagem

A cultura de aprendizagem relaciona-se com um conjunto de práticas e ações realizadas dentro de uma empresa ou grupo, para desenvolver o potencial da equipe e seus colaboradores, ampliar habilidades em aprender coisas novas e compartilhar conhecimento uns com os outros. 

Isso dito, trazer a cultura do aprendizado para dentro da sua rotina de trabalho é essencial. Afinal, é através dela que você trará direção comum para sua equipe. Sendo assim, a partir do momento em que todos estão capacitados para alcançar os resultados em comum, o resultado vem como consequência.

Treinamento, leituras, congressos, atualizações sobre técnicas profissionais e comportamentais são extremamente importantes para o crescimento do seu grupo.

Lembrando que tudo isso deve ser feito, através de uma linguagem clara e acessível, pois além de saber aplicar a teoria na prática, um bom gestor também sabe lidar com a comunicação da equipe, buscando ouvir opiniões, sugestões, informações e entender o que todos têm visão para um mesmo objetivo em comum.

A responsabilidade do gestor

Importante nós tocamos em um ponto que é a responsabilidade do gestor dentro do processo. O líder / gestor deve ser o exemplo para a equipe e deve ser capaz de treinar e empoderar seus colegas, de modo que os processos sejam executados sempre dentro dos pilares do prazo, custo, segurança e qualidade. 

Os mestres de obras, encarregados e contratados também precisam aprender a ser líderes e muitas vezes esses profissionais carecem de um empoderamento que não receberam em outras oportunidades. 

Dessa forma, levar as pessoas ao centro da gestão de obras, pautado na formação de novos líderes, capazes de dividir tarefas e ser o melhor no que se propõem a fazer, é um ponto que faz a diferença na gestão das obras, tornando-o efetivamente alto desempenho.

O profissional, que o traz como objetivo de empoderar e empoderar sua equipe, será sempre lembrado de forma positiva.

E você, que tipo de profissional quer ser e como quer ser lembrado?

Conclusão

Sendo assim, pode-se concluir que o civil empresa de construção que não renova o conhecimento e a capacitação de seus colaboradores dificilmente alcança resultados promissores. 

A educação se transforma e você precisa estar ciente de que quem não absorve a cultura de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente falando, também deve estar ciente de que será fadado a aceitar apenas as oportunidades deixadas.

Portanto, o crescimento e o desenvolvimento são algumas das várias habilidades que trazemos para que você tenha consciência e possa potencializar as relações de trabalho dentro de sua obra e sua gestão. Afinal, potencializar esses relacionamentos você será capaz de ampliar seus resultados também.

Tudo isso observando a importância do empoderamento profissional, aprendizado em teoria e prática, investimento em cultura de aprendizagem, atrelado a responsabilidade do gestor como um bom líder.

Gostou deste artigo? Acesse nosso site para mais informações!

Construção Civil