O gasoduto, feito com tubos de cobre, pode permanecer embutido na parede ou aparente, ou seja, fora da parede.
Cano da mangueira de gás de cobre x
O gás pode operar a partir da parte inferior ou do ponto de suprimento de gás até o fogão por uma mangueira ou então por canos de cobre. As mangueiras são a opção mais econômica, mas também a mais frágil. Por isso, se possível, vale a pena investir em tubulações de cobre.
Embed tubos de cobre ou trimmings
Esses tubos de gás podem ficar dentro ou fora da parede. Se eles ficam por dentro, eles se protegem bem, mas em compensação sua manutenção fica mais difícil. Além disso, às vezes a parede já está pronta, portanto, deixar o tubo externo previne quebra-quebra.
Então em algumas situações é interessante deixar o oleoduto de cobre aparente mesmo. Pode até fazer parte do décor, como se fosse um enfeite. Mas para isso você tem que ter cuidado.
Cuidado com o gasoduto aparente
Veja então o que o cuidado é tomar quando você faz o pipeline de gás aparente, ou seja, fora da parede:
Na das residências ou fachadas os canos podem permanecer na cor original ou com tinta na cor que você deseja, para melhor combinar com a decoração. Mas é importante identificar os canos com a palavra “gás”, apenas no gasoduto ou nos suportes, a cada 10 metros ou em cada trecho aparente, aconteça o que acontecer primeiro.
Já nas garagens e áreas comuns dos edifícios, também é necessário identificar o gasoduto com a palavra “gás”, a cada 10 metros ou em cada trecho aparente. A diferença neste caso é que os canos também têm que estar na cor amarela, necessariamente.
Tudo isso torna fácil identificar os canos como partes que não podem ser cortadas ou perfuradas, evitando assim acidentes.
Veja também: “Onde colocar a caixa de gás na cozinha”.