Grandes Obras

Curated Porto quer integrar nos roteiros turísticos projetos de artistas e criativos locais

Curated Porto quer integrar nos roteiros turísticos projetos de artistas e criativos locais


Vai ser lançado já na próxima terça-feira, dia 9, um novo projeto municipal para promoção de negócios locais. Chama-se Curated Porto e integra, numa primeira fase, 13 projetos de artesãos, artistas e novos criativos, que se destacam pela criatividade, inovação, sustentabilidade e diversidade cultural. A sessão de lançamento do projeto decorre no Museu Nacional Soares dos Reis, a partir das 9h15. A entrada é livre.

Para a seleção dos projetos foi lançada uma call aberta que considerou diferentes áreas de criatividade, bem como a necessidade de os espaços e ateliers estarem abertos ao público. Além disso, definiu-se como condição a implantação dos negócios em diferentes quarteirões da cidade, tendo sido privilegiados aqueles que se encontram fora do circuito da Baixa e Centro Histórico do Porto. Condição essa, aliás, que se enquadra no espírito da dispersão dos fluxos turísticos pela cidade, que se preconiza nos oito quarteirões turísticos, recentemente apresentados.

Para a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, “o Curated Porto surge como uma resposta à crescente procura por experiências turísticas autênticas, responsáveis e diferenciadoras. A organização de roteiros que contemplam esta oferta pretende não só responder a novas exigências de residentes e visitantes, mas também contribuir para o desenvolvimento da cidade através de um turismo mais consciente”, assinala.

A sessão de lançamento do projeto contará com a mostra dos 13 projetos abrangidos nesta fase, e será pontuado com uma experiência gastronómica a cargo do chef Pedro Braga.

Pelas 11h15, a vereadora do Turismo e Internacionalização participa de um debate relativo ao tema “A Importância cultural e artística do projeto Curated Porto para a promoção da cidade enquanto destino criativo”, que será emitido no podcast Portugal Manual. O projeto é apoiado pelo Turismo de Portugal e está acordado uma parceria com o Curated Porto para o lançamento de um episódio por semana, com cada um dos 13 artistas envolvidos no programa.

Durante a tarde, está agendada uma conferência que versará sobre a influência do Turismo Criativo para a dinamização da economia local, o desenvolvimento sustentável e a captação de novos segmentos.

Embora de entrada livre, o evento carece de inscrição prévia. Os interessados podem consultar o programa completo do evento, em anexo, e inscrever-se aqui.

Galeria



Fonte: Espaço da Arquitetura

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *