A dissertação de Ângela Moreira, realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP, intitulada ‘Intervenções modernas de nobrecimento urbanístico e arquitectónico da cidade: O traçamento da Rua do Loureiro no Porto‘, foi distinguida com o Prémio Dr. Artur de Magalhães Basto 2021. O trabalho contou com a orientação das docentes Maria José Casanova e Carla Garrido de Oliveira.
Inserida na problemática das transformações urbanas, a dissertação reflete sobre intervenções urbanísticas e arquitetónicas no núcleo intramuros da cidade do Porto, tendo como objeto de estudo a Rua do Loureiro, desde o seu traçado original, em resposta à implantação do Mosteiro de S. Bento da Avé Maria no século XVI, até à sua condição actual.
Este estudo diferencia-se “por reconhecer a importância da documentação escrita, relacionada com aquela cartográfica e iconográfica que, através do desenho como ferramenta, propõe uma tradução e interpretação desenhadas, revelando um processo de pensamento projetual permanentemente moderno, contínuo e atento à cidade”.
O Prémio Dr. Artur de Magalhães Basto, promovido pela Associação Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis e Irmandade dos Clérigos, tem como objetivo premiar estudos monográficos sobre a História da Cidade do Porto.
Imagens © Ângela Moreira
Galeria