Guardar no Meu ArchDailyCortesia de SIURA Studio
- Curadoria de Hana Abdel
Compartilhar Compartilhar
Ouhttps://www.archdaily.com.br/br/1005644/eco-parque-tebet-siura-studio Prancheta “COPY” copiarArquitetura Paisagística, Parque, Urbanismo E Planejamento Territorial•Jacarta, Indonésia
- Arquitetos Paisagistas: SIURA Studio
- Área Área deste projeto de arquitetura Área: 73000 m²
- Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2022
- Arquiteto Paisagista Responsável: Anton Siura
- Arquitetos Paisagistas: Chandra Savitri, Yudistira Dwi Nugraha, Ghina Nisrina, Niken Rahadiani, Natania Priska
- Arquitetos: Ario Andito, Subiakto, Alvin Praditya, Indira Odityasari
- Engenheiro Infraestrutura: PT Wahana Krida Konsulindo
- Técnico: PT Lentera Sejahtera
- Construtora Principal: Idealand Cipta Hijau
- Arboricultura: PT Ruang Hijau
- Cidade: Jacarta
- País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações Guardar no Meu ArchDailyCortesia de SIURA Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em apenas 15 meses, um parque público degradado, com acessibilidade precária, problemas de inundação e problemas sociais, foi transformado em um parque vibrante abraçado pela comunidade local. O Tebet é um projeto de revitalização de um parque público de 7,3 hectares localizado em Jacarta, Indonésia, com foco em uma regeneração ativa da ecologia do local, com conservação de árvores e melhoria da infraestrutura azul-verde. A abordagem ecológica reduz o risco de inundação com a renaturalização do rio. O resultado dessa nova regeneração urbana cria um ambiente inclusivo que facilita o acesso a uma ampla oferta de atividades recreativas em um ambiente natural.
Guardar no Meu ArchDailyCortesia de SIURA StudioGuardar no Meu ArchDaily
DiagramaGuardar no Meu ArchDaily
Cortesia de SIURA Studio
Rio Renaturalizado – O parque era dividido por um canal aberto de 714 metros, que estava fortemente poluído devido ao escoamento de água não filtrada da bacia hidrográfica a montante. Durante tempestades intensas, o parque é frequentemente inundado, com isso, uma estratégia fundamental para garantir que os cursos d’água sejam adequadamente projetados por meio de um sistema baseado na natureza é melhorar o desempenho hídrico. O canal, que antes estava altamente poluído, agora foi revitalizado em um curso d’água ativo com uma abordagem adaptada ao clima. O rio ecologicamente restaurado, e com vegetação ciliar, melhora a qualidade da água filtrando e limpando o escoamento circundante e aprimorando a biodiversidade do local. Um curso d’água amplo e sinuoso aumenta a capacidade hídrica, proporciona uma planície de inundação resiliente e traz de volta ao parque um rio nativo com ecossistema diversificado.
Guardar no Meu ArchDailyCortesia de SIURA StudioGuardar no Meu ArchDaily
Planta
Construção Sustentável – Mais de 1500 árvores existentes foram avaliadas quanto à saúde e valor. A intervenção na paisagem é mantida o mínimo possível, preservando as árvores valiosas e os recursos naturais do local. Os materiais escavados, como as pedras do canal pré-existente e os troncos das árvores derrubadas, foram reutilizados e reaproveitados como parte do material de construção e elementos de projeto do novo parque. As árvores doentes foram realocadas para um novo local ou reutilizadas como parte do mobiliário e dos elementos do parque.
Guardar no Meu ArchDailyCortesia de SIURA StudioGuardar no Meu ArchDaily
Planta – Conceito e SituaçãoGuardar no Meu ArchDaily
Cortesia de SIURA Studio
Programas Comunitários Ativos – Essa abordagem colaborativa, juntamente com o envolvimento das comunidades locais e partes interessadas na inovação e co-criação, é o objetivo do projeto. O espaço ativo e passivo oferece uma ampla variedade de atividades recreativas, educacionais e sociais para a comunidade. O espaço aberto azul-verde revitalizado é acessível a pessoas de todas as idades e origens, um parque que realmente proporciona bem-estar social para a comunidade local.
Guardar no Meu ArchDailyCortesia de SIURA Studio
Conectividade Aprimorada – O parque inicial era separado pelo rio e por uma movimentada estrada, segregando a conectividade pedonal. Como parque público, a conectividade e acessibilidade para todas as pessoas são essenciais. Uma ponte para os pedestres em forma de infinito foi projetada para promover a conectividade pedonal como um caminho contínuo que conecta os parques separados. A ponte de cores marcantes e sinuosa foi projetada para evitar danos às árvores existentes e garantir o mínimo impacto no ambiente, convidando os usuários do parque a explorarem todo o local.
Guardar no Meu ArchDailyCortesia de SIURA Studio
A conclusão do parque foi considerada um marco significativo para o desenho de parques públicos na cidade de Jacarta, integrando paisagens e espaços recreativos de forma harmoniosa, proporcionando uma maior equidade na cidade, um ecossistema onde humanos e natureza podem se fundir.