Arquitetura
Edifício Administrativo Canyon Market / Medeza

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
850 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Canyon Market se destaca como uma conveniência e um ponto de referência na paisagem desértica da Baja California Sur, funcionando como o edifício administrativo principal de um clube familiar privado. Seu projeto adota a clareza da estrutura: um sistema modular de colunas e vigas livre de paredes de suporte, inspirado na Maison Domino de Le Corbusier. Esse princípio confere ao edifício uma flexibilidade inerente, permitindo que ele se adapte e se reconfigure à medida que as necessidades futuras evoluem.


A forma é imponente, mas horizontal, um volume de dois andares que se acomoda no terreno desértico. Uma abertura contínua de clarabóia define sua borda superior, permitindo a entrada de luz e possibilitando a ventilação natural e a troca passiva de calor em resposta ao clima árido. Dessa forma, o edifício transforma as condições ambientais em elementos de design ativos, criando uma arquitetura que trabalha com o deserto, e não contra ele.

O nível do solo abriga um mercado, um consultório médico, banheiros e um hub de bicicletas para a trilha adjacente, estabelecendo um caráter cívico e comunitário. Acima, o segundo andar acomoda escritórios para 80 usuários, organizados em torno de espaços compartilhados e um amplo hall aberto. Uma treliça de aço atravessa esse espaço central, suportando tanto os sistemas mecânicos quanto a iluminação. Em vez de escondida, a estrutura é revelada—uma expressão honesta que contribui para a estética refinada do deserto do edifício.

Realizado através da colaboração da Medeza, liderada por Francisco Parra, e do Querencia Design Center and Construction, o Canyon Market reflete uma arquitetura que é ao mesmo tempo pragmática e poética: precisa em sua engenharia, adaptável em seu programa e profundamente sintonizada com o deserto que o cerca.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residências La Cunka / Galetto estudio

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas nas Sierras Chicas de Córdoba, com vistas ao Lago Los Molinos, nas proximidades de uma pequena aldeia de montanha chamada Potrero de Garay. O projeto parte da necessidade de habitar a encosta leste de uma montanha; uma experiência tanto temporal, esporádica e concisa, quanto intensa.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


