- Área:
375 m²
Ano:
2022
Fabricantes: Dulux, Toto, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há algum tempo, a casa passou por uma renovação e foi complementada com 6 andares, com um design antigo convencional e não otimizado para a funcionalidade desejada pelo proprietário. Hanói é a cidade com uma densidade de prédios, veículos e pessoas. Sempre há falta de espaço verde onde as pessoas possam descansar e relaxar após horas estressantes de estudo e trabalho árduo.
Com o propósito de criar apartamentos nos 2º, 3º, 4º, 5º e 6º andares e abrigar uma cafeteria no 1º andar, o proprietário desejava funcionalidade conveniente em arquitetura única, mas o projeto deveria ser econômico e aproveitar o espaço existente.
O fluxo é organizado de forma coerente, separando o espaço da cafeteria no primeiro andar e os blocos acima. O terreno está localizado em um lote de esquina com dois lados abertos na direção principal sudeste, o que é uma vantagem para explorar elementos naturais como luz + vento e ter uma vista aberta dos espaços da casa.
O primeiro andar inclui um café dentro do edifício e na calçada, juntamente com um espaço verde que é um destaque favorito dos clientes quando vêm à loja, um destino de fim de semana para os proprietários com seus filhos e amigos. Os 2º, 3º, 4º, 5º e 6º andares são apartamentos autônomos adequados para famílias pequenas e hóspedes de longo prazo. Cada apartamento é organizado com funções completas e espaço utilizável, como hall + quarto + cozinha e espaço de jantar + banheiro, e varanda repleta de luz e vegetação. No terraço, há um espaço de convivência comum para todos os membros da casa, com lavanderia, uma pequena academia e uma churrasqueira ao ar livre.
Após reutilizar a estrutura existente e otimizar os espaços para abrigar a cafeteria e o espaço de estar, a equipe criou uma cobertura ao longo do lado aberto da edificação para gerar segurança, privacidade e especialmente uma grande cortina verde que ajuda a reduzir o ruído, poeira da rua e impactos climáticos. Combinando formas, cores, materiais e árvores habilmente e rompendo com o pensamento convencional, o projeto cria suas próprias características arquitetônicas e contribui para embelezar o bairro.