Descrição enviada pela equipe de projeto. A METRO Arquitetos é responsável pelo projeto de requalificação e restauro do Edifício Renata Sampaio Ferreira, um ícone de São Paulo, originalmente projetado pelo arquiteto Oswaldo Bratke em 1956. Junto a cartões-postais como o Copan e o antigo Hilton Hotel, o Renata Sampaio Ferreira integra um grupo de seis edificações tombadas em 2012 pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) da chamada “São Paulo Moderna”, conjunto urbano de grande valor histórico e arquitetônico no centro da cidade de São Paulo.
A requalificação conduzida pela METRO teve como objetivo a transformação do edifício, antes comercial, em residencial. Além do restauro e recuperação do edifício em si, a Metro propôs recuperar um modo de vida típico do centro de São Paulo através da concepção do seu novo programa.
O Edifício Renata foi transformado em um novo e vibrante complexo cultural, gastronômico e residencial, cujos usos incluem apartamentos, que variam de 26 a 240 m2, para curta a longa estadia, restaurantes, bar, café e espaços de eventos, além de áreas de lazer no pavimento intermediário, também acessíveis ao público. A piscina, única intervenção visível, reforça a transformação do edifício através de um programa lúdico, tendo a paisagem do centro da cidade de São Paulo como pano de fundo. Instalado a cerca de 300 metros da estação de metrô República, na esquina das ruas Major Sertório e Araújo, o edifício é um valioso remanescente da arquitetura moderna paulista e do legado de um de seus grandes mestres, Oswaldo Bratke (1907-1997).
O Renata foi inaugurado em 1956 e projetado pelo arquiteto modernista Oswaldo Bratke (1907-1997). Seu conjunto de obra é marcado por uma forte produção residencial, com destaque para a residência no Morumbi do casal Maria Luisa e Oscar Americano (1952), que atualmente sedia a Fundação Oscar Americano, e os edifícios Jaçatuba (1942) e ABC (1949), também situados na Vila Buarque.
Os elementos vazados, que definem a identidade projetual do edifício, permaneceram preservados no projeto arquitetônico da Metro Arquitetos. Uma importante melhoria adotada pelo retrofit foi a instalação de caixilhos recuados das fachadas com cobogós, resultando em um espaço intermediário avarandado, ensolarado e multifuncional para os residentes.
O escritório foi agraciado em 2024 com o The Monocle Design Awards. A premiação é uma celebração da revista britânica de mesmo nome para o design mundial, onde o Edifício Renata venceu na categoria “Melhor Retrofit”, sendo os sócios da METRO os únicos brasileiros na lista.
Design de interiores
Além de serem responsáveis pelo projeto de arquitetura, a METRO projetou os interiores do Renata. Os interiores dos apartamentos incorporam a simplicidade do modernismo e o minimalismo da marcenaria nipônica, marcada pela dualidade cromática do branco e preto.
Por meio de seu braço de design, a METRO Objetos, desenvolveu uma linha de objetos exclusiva para o edifício, como cômodas, estantes, aparadores e mesas de cabeceiras feitas de peças encaixáveis, todas moduláveis e facilmente adaptáveis às demandas dos usuários.
O novo ponto de encontro de São Paulo
O Renata tem se consolidado como o novo ponto de encontro no centro de São Paulo. O edifício conta com espaço para eventos, exposições, encontros e mais. Durante o retrofit, a METRO acrescentou áreas condominiais, que não existiam no projeto original. Agora, o Renata está completo, com academia, sauna e piscina, esta última com vista privilegiada para o Edifício Copan.
A parte de alimentação também é bem atendida. No andar da piscina, visitantes e moradores podem conhecer o restaurante Parador, que começou como uma pop-up de verão, mas continua funcionando a todo vapor. Com boa comida e piscina em dias ensolarados, o Parador também oferece atrações musicais e DJs para animar o ambiente.
É possível conhecer o Renata de perto. O edifício é operado pela multinacional Blueground, e os apartamentos estão disponíveis para aluguel na plataforma Tabas. As unidades são locadas já mobiliadas, com um mínimo de dois dias de permanência, abrangendo todas as despesas de consumo, aluguel e taxas condominiais. O Renata é palco de grandes encontros em São Paulo, resgatando o compartilhamento de bons momentos no centro da cidade.