Arquitetura
Edifício Residencial Baltycki / Maxberg

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
632 m²
Ano:
2022
Fabricantes: KER3MR, Konsbud, Tegola Dachy, VITIS, thomas next

Descrição enviada pela equipe de projeto. Criar empreendimentos próximos à costa é uma tarefa particularmente difícil. A pressão dos investidores, para quem um edifício grande e distinto é importante, muitas vezes resulta em construções exageradas. No caso do Bałtycki, o objetivo principal do projeto foi dialogar tanto com a arquitetura das características vilas do pré-guerra em Swinoujscie, Polônia, quanto com a paisagem da duna costeira onde o empreendimento está localizado.




Em um pequeno lote irregular, localizado a 300 metros da praia, foram projetados dois edifícios de apartamentos de cinco e sete andares. Sua escala e contornos aludem à arquitetura do pré-guerra das edificações circundantes. Os edifícios foram baseados em projeções trapezoidais, e os contornos das elevações individuais ou das inclinações dos telhados foram moldados de maneira semelhante. As formas resultantes refletem a variação das linhas de construção ao longo da orgânica “Promenade da Saúde”, na qual os edifícios de apartamentos foram construídos. Os contornos de seus blocos, por sua vez, correspondem ao edifício próximo do antigo “Lar de Idosos Fregata”, que está listado no registro de monumentos.

Bałtycki é composto por dois edifícios que reuniram várias filosofias de construção diferentes. A parte subterrânea, que consiste em salas e garagens, foi criada a partir de concreto feito no local. Tudo acima do solo é uma combinação inteligente de concreto pré-fabricado, aço e madeira. Assim, o esqueleto e as paredes, mas também o telhado, as escadas e as varandas foram criados a partir de elementos pré-fabricados.



A tarefa foi dificultada pelo uso de formas incomuns – telhados truncados ou salas trapezoidais cujos layouts variam de andar para andar. O quebra-cabeça foi extremamente exigente não apenas do ponto de vista do projeto – 5 empresas de construção independentes trabalharam no projeto, o que exigiu controle sobre a logística do projeto e uma coordenação meticulosa dos contratantes.

Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


