Arquitetura
Edifício Residencial Saint-Denis 44 / DREAM

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
2775 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura DREAM acaba de concluir um projeto de renovação urbana com impacto social em Saint-Denis, Paris. Localizado na Rue Fraizier e na Rue du Landy, este novo complexo residencial marca um grande passo na revitalização do bairro, 24 anos após um incêndio trágico que destruiu um edifício em ruínas. Sendo o primeiro empreendimento habitacional sob um contrato de arrendamento de patrimônio compartilhado francês (BRS-Bail Réel Solidaire) a ser entregue em Saint-Denis, o edifício combina ambição arquitetônica com uma integração harmoniosa ao tecido urbano.



Reparando o bairro histórico, reconstruindo laços sociais. Na noite de 1º para 2 de fevereiro de 2001, um incêndio mortal devastou um antigo edifício em ruínas na Rue Fraizier, expondo condições de vida precárias. Explorados por proprietários de imóveis decadentes, esse edifício simbolizava habitação de qualidade inferior e a urgente necessidade de transformação urbana. Hoje, o bairro está passando por uma regeneração em direção a uma maior inclusão e bem-estar, mais diversidade social e mais espaços verdes. O complexo residencial entregue pela DREAM incorpora essa visão renovada.

Unidades habitacionais únicas. Com 44 unidades habitacionais — 22 para aluguel social e 22 para propriedade habitacional social (BRS) — o projeto visa traduzir as qualidades de lares individuais em habitação coletiva, com uma tipologia específica para cada unidade, a maioria das quais são de passagem e multi-orientadas, com espaços ao ar livre de alta qualidade. Cada unidade está em conformidade com as novas diretrizes de qualidade de construção da Plaine Commune e foi projetada com atenção particular ao uso e à orientação: são iluminadas, confortáveis e bem ventiladas. As unidades apresentam verdadeiras sequências de entrada com depósito, cozinhas com luz natural direta que podem ser fechadas, se desejado, e grandes janelas panorâmicas. Todas as áreas de estar estão conectadas a uma varanda ou, no térreo, a um jardim.



Construção off-site: um design gráfico e de baixo carbono. A estética do projeto é expressa através de uma composição rítmica e gráfica de volumes. O uso alternado de materiais crus nas fachadas — madeira e metal — combinado com finos brises de madeira e as partes inferiores das varandas suaviza o efeito de massa e cria uma leveza visual genuína. Essa interação de materiais e texturas promove uma integração sensível ao seu ambiente urbano. A forma do edifício, resultante de uma análise morfológica e ambiental do local, garante uma gestão ideal da luz solar e sombra, ao mesmo tempo em que oferece uma ampla gama de espaços ao ar livre. Para esta estrutura mista de madeira e concreto, a pré-fabricação foi um fator fundamental para a qualidade e a coerência da construção. Todas as fachadas em estrutura de madeira, incluindo revestimento metálico, marcenaria e defletores, foram totalmente fabricadas na oficina, garantindo a qualidade ideal da execução e detalhes precisos. As varandas, construídas com estruturas autoportantes de madeira e metal, também foram inteiramente pré-fabricadas. Apoiadas em vigas escalonadas, elas se integram elegantemente ao conjunto, refinando a silhueta da fachada.

Um Pátio Verde e Espaços Compartilhados. O bloco residencial apresenta um amplo jardim visível através de dois saguões de passagem acessíveis pela Rue du Landy e pela Rue Fraizier. Quase todas as unidades habitacionais se beneficiam plenamente desse pulmão verde. Além disso, o projeto dá ênfase especial aos espaços compartilhados, projetados em colaboração com a Plaine Commune Habitat para promover a interação e a diversidade social. O amplo e acolhedor hall de entrada incentiva os moradores a se encontrarem — é um espaço comunitário. Jardins na cobertura de cada edifício proporcionam áreas de relaxamento e intercâmbio social. Por meio deste projeto, a agência DREAM oferece aos moradores um ambiente reinventado, seguro e inclusivo.

.
.
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


