Descrição enviada pela equipe de projeto. Do conjunto de intervenções já realizadas nas instalações da PRF-Gas Solutions, foi recentemente concluído o projeto de renovação do edifício-sede, construído em 2001. Os trabalhos incidiram essencialmente no piso térreo, onde se ampliou a área de receção, prolongando-a visualmente para um novo espaço de auditório. Foram também criadas salas de trabalho que recebem luz natural através de uma das fachadas e também através do auditório, que funciona como prolongamento visual de todos os compartimentos deste piso. As fachadas sofreram as alterações necessárias à criação da relação do auditório com o exterior, otimizando também as aberturas do piso superior, para se conseguir uma entrada mais generosa de luz natural e relacionando com a expressão do edifício ampliado em 2018, unificando o conjunto. Conseguiu-se, assim, uma solução espacial mais fluída com a qualificação da área de receção e a criação do auditório que participa de forma efetiva dos espaços que lhe são contíguos.
Os interiores foram uniformizados nos seus revestimentos, na iluminação, no desenho e materiais dos vãos, dando continuidade aos espaços, que foram concebidos em diferentes circunstâncias. O auditório, devido a exigências de comportamento acústico, teve um tratamento particular dos revestimentos e do desenho do teto. A ampliação de 2018, surgiu da necessidade de expansão das suas áreas administrativa, de armazém e oficinas, tendo as soluções de revestimento exterior propostas nessa fase sido agora retomadas – chapa metálica e vãos com sistema de fachada ligeira, semioculta em alumínio – dando uma expressão mais clara aos dois volumes do edifício e às relações entre “cheio e vazio”.
Salienta-se que a realização inicial deste projeto, feito 20 anos depois do projeto que a Impare Arquitectura desenvolveu para os interiores dos espaços de escritórios do edifício existente, veio a revelar-se muito gratificante, graças ao grande envolvimento e cumplicidade do cliente em todo o processo, sinal da confiança depositada na prestação dos nossos serviços. O atelier Impare Arquitectura teve também o privilégio de participar na conceção do projeto DRHYVE, para um posto portátil de abastecimento de hidrogénio, pioneiro em Portugal, para abastecimento de veículos movidos a fuel-cells de hidrogénio e da primeira estação DRHYVE (PHRS – portable hydrogen refuelling station) integralmente concebida e que está a ser construída pela PRF.