O Elevador Halo, do arquiteto português José Carlos Oliveira do atelier NOARQ, foi inaugurado em Vigo, Espanha, e recebeu a visita de 25 mil pessoas no primeiro fim de semana após a abertura. O arquiteto da Trofa é também quem assina o desenho da nova ponte que fará a ligação entre Porto e Gaia.
De referir, que o projeto Elevador do HALO da autoria dos ateliers NOARQ + Arenas y Asociados + AM2 , foi vencedor do concurso internacional “… PARA LA CONECIÓN PEONIL ENTRE AS RÚAS SERAFÍN AVEDAÑO E VÍA NORTE DE VIGO“, distinguido por unanimidade, entre as propostas apresentadas.
A proposta vencedora ganha especial relevância, para além da resolução de um problema de mobilidade urbana, entre as cotas altas e baixas da cidade, porque faz o arranque das suas ligações pedonais na cobertura de um edifício que é desenhado pelo arquiteto Thom Mayne – Morphosis (Prémio Pritzker da arquitetura) o que por si só já se constituirá como um landmark da cidade de Vigo.
A partir de agora, já não será precisar caminhar durante 20 minutos para ir de García Barbón à Vía Norte, em Vigo, na Galiza (Espanha) — há um elevador que permite fazer o trajeto de 1,2 quilómetros em apenas 26 segundos. Chama-se Halo e foi inaugurado esta sexta-feira, 16 de fevereiro.
A estrutura tem 50 metros de altura, está assente numa viga de betão e fica iluminada durante a noite. Além disso, pesa 750 toneladas, é toda envidraçada e a sua vista sobre a ria da cidade não deixa ninguém indiferente. O novo elevador da cidade “sobrevoa” a autoestrada e liga a rua Serafín Avendaño à estação Vialia. Apesar de não ter existido uma cerimónia oficial de abertura, graças ao período de campanha eleitoral que está a decorrer na Galiza, houve fila para as primeiras viagens do elevador, com duas cabines (sendo que cada uma leva 17 pessoas).
A obra, que durou um ano e meio, inicialmente tinha um custo previsto de 7,2 milhões de euros. Acabou por custar mais do dobro, ficando em 15,8 milhões, segundo o jornal “La Voz de Galicia”. Para Abel Caballero, autarca de Vigo, esta nova atração será um “símbolo da cidade”, apelidando-o ainda de “obra de arte”. “Facilita a mobilidade, a estética de uma cidade moderna, está comprometida com a sustentabilidade, a tecnologia e a qualidade de vida dos cidadãos”, acrescentou.
O elevador funciona todos os dias, sendo que de domingo a quinta-feira abre às 6 da manhã e encerra às 23 horas. Às sexta-feiras e sábados, encerra à uma da manhã. O novo serviço não tem qualquer custo associado.
© NIT . Rita Carmona Direito
LINKS
Galeria