- Área:
15000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: AutoDesk, Granite Cladding, Rhinocerous, Stucco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirações e Conceitos-Chave. A Escola Internacional de Bagdá incorpora uma reinterpretação moderna do legado arquitetônico de Bagdá. Aqui, o conceito de “muro” evolui de um símbolo histórico de poder e fortificação para uma estrutura multifuncional que transmite tanto segurança quanto abertura. O muro se transforma em uma membrana porosa e interativa, realçada por estruturas metálicas azuis que abrigam programas vibrantes de artes, ciências e engajamento público. As fachadas pixeladas do edifício permitem que ele se funda com o tecido urbano de Zayouna, destacando-se simultaneamente com sua linguagem de design única. Em seu núcleo, a escola possui um pátio central, um cruzamento dinâmico onde estudantes de várias disciplinas se reúnem, refletindo a essência comunal dos pátios islâmicos. Esta integração de espaços comunitários se estende aos telhados, tornados acessíveis e funcionais, ressoando com as tradições da arquitetura islâmica, onde telhados e escadas eram fundamentais tanto para a utilidade do edifício quanto para o seu tecido social. Esses elementos de design criam coletivamente um ambiente que é não apenas seguro e educacional, mas também profundamente enraizado no contexto cultural e histórico de Bagdá.
Dificuldades e Contratempos. Para atender aos requisitos de segurança para instalações educacionais em Bagdá, nossa equipe enfrentou o desafio de incorporar um muro de segurança que atendesse aos mandatos governamentais sem comprometer a atmosfera aberta e acolhedora da escola. Nossa solução foi integrar as medidas de segurança diretamente na arquitetura, colocando estrategicamente a área construída nas periferias do local. As paredes do piso térreo foram engrossadas e as janelas foram minimizadas e colocadas estrategicamente, cumprindo efetivamente as funções de segurança exigidas pelo Ministério da Educação. Esta escolha de design não só garante a segurança dos estudantes, mas também mantém a integridade estética da escola. Atualmente, uma cerca temporária circunda a área de construção, mas, após a conclusão, essa barreira será removida, revelando a abordagem inovadora do edifício à segurança – um testemunho da arquitetura que prioriza tanto a proteção quanto a inclusividade.
Técnicas de Construção e Materiais Principais. Em resposta às restrições orçamentárias, a construção da Escola Comunitária Internacional emprega escolhas de materiais prudentes sem comprometer a qualidade ou o valor estético. O estuque, escolhido por sua eficiência de custo e disponibilidade local, é usado nos pisos superiores para fornecer um acabamento limpo e branco para as salas de aula. Os pisos inferiores se destacam pelo revestimento em terrazzo rosa, um material tanto duradouro quanto de origem local, proporcionando uma base vibrante para os espaços comuns. Esta codificação de cores clara — azul sinalizando funções culturais e esportivas, rosa denotando áreas de serviço e branco reservado para espaços educacionais — melhora a navegação pela escola e contribui para a identidade visual do edifício. Essa abordagem garante um equilíbrio entre economia e funcionalidade, mantendo um ambiente educacional coeso e envolvente.
Configuração Espacial e Principais Razões. A configuração espacial da Escola Comunitária Internacional é habilmente elaborada para facilitar o movimento e promover a interconexão. Ela é orquestrada através de três distintos sistemas de circulação. A principal via de movimento é a promenade arquitetônica, um caminho envolvente que começa com um anfiteatro no nível do solo e serpenteia através das diversas zonas da escola, culminando na quadra de tênis no telhado. Esta promenade é projetada não apenas para o trânsito, mas como uma jornada experiencial que ativa as diversas funções da escola. Complementando a promenade principal, há um sistema de circulação secundário, um laço que interliga os quatro departamentos distintos da escola, situados em cada canto do local em forma de quadrado. Este laço assegura que todos os departamentos permaneçam integrados, permitindo uma experiência educacional coesa entre diferentes disciplinas. Por último, a escola incorpora uma rede de circulação terciária composta pelas escadas e elevadores essenciais. Estes elementos estão posicionados para fornecer um movimento vertical eficiente dentro da escola, complementando a promenade mais experiencial e o laço departamental com sua praticidade e simplicidade. Juntos, esses três sistemas criam um ambiente dinâmico e multifacetado, incentivando a exploração e a descoberta dentro dos terrenos da escola.