Arquitetura
Escola de Artes PIKOH / BOT architektuurcollectief + Import Export Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A PIKOH, Escola de Artes em Hasselt, oferece ensino secundário nas áreas de artes visuais, mídia e artes cênicas. Com o rápido crescimento da instituição, surgiu a necessidade de um novo edifício para o primeiro ciclo, reunindo salas de aula, ateliês, restaurante, salão multiuso, ginásio esportivo e espaços administrativos. Esse desenvolvimento integra a transformação do campus urbano Elfde-Linie, inspirado no modelo norte-americano de campus.


Ancorado pelo rio Demer e pelo Kapermolenpark, o novo plano urbano se fortalece a partir de sua relação com o entorno natural. O projeto propõe um volume compacto e claro de cinco pavimentos, estrategicamente posicionado na borda do terreno, a 40 metros do rio. Essa implantação libera uma ampla área verde para recreação e convívio dos alunos.

A topografia existente é incorporada por meio de uma rede de escadarias internas e externas que conectam os diferentes edifícios escolares, funcionando também como pontos de encontro informais. Arquitetonicamente, o edifício traduz a visão pedagógica da PIKOH: um ambiente híbrido de aprendizagem, permeado pela luz natural, marcado pela abertura e pela ausência de corredores tradicionais.

As salas teóricas e os ateliês de artes são organizados no mesmo nível para estimular a interação. Cada pavimento é estruturado em “ninhos de aprendizagem”: conjuntos de três salas localizados nas extremidades do edifício. No lado sul, os “clusters de inovação” apoiam práticas de co-ensino e experimentação, enquanto o lado norte acomoda espaços de aprendizado mais tradicionais.

Ao longo das fachadas longitudinais, oficinas técnicas envidraçadas e estúdios de arte abertos favorecem a visibilidade e a conexão entre ambientes. No coração do edifício, o “fórum” se apresenta como um espaço multifuncional: ponto de encontro, área de exposições, estúdio aberto ou palco para debates. O plano aberto (plan libre) permite a criação de paisagens de aprendizagem dinâmicas, em que as funções fluem de forma contínua, proporcionando aos estudantes uma experiência integrada.


Nos andares superiores concentram-se os espaços para esportes, dança e teatro, organizados em torno de uma ágora central. O projeto busca inspiração no arquétipo do ateliê industrial: sóbrio, robusto e adaptável. O térreo transparente oferece vistas para o parque e o pátio verde, enquanto as marcantes colunas cruzadas de concreto conferem forte identidade ao edifício. O revestimento em alumínio cria um brilho sutil que dialoga com a paisagem, enquanto a malha de janelas horizontais de 1×1 m garante vistas panorâmicas e reforça a integração com o contexto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


