Arquitetura
Escola Primária de Bahuarwa / Arch Aid

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária Bahuarwa está localizada na vila de Bahuarwa, no estado de Bihar, o mais pobre da Índia, onde muitas crianças vêm de contextos socialmente vulneráveis, como as Castas e Tribos Registradas. Essas crianças têm acesso limitado à educação: as escolas públicas muitas vezes não funcionam adequadamente e as escolas particulares são inacessíveis por conta do alto custo. A ONG local Bahuarwa Foundation está empenhada em ampliar as oportunidades educacionais para essa parcela da população e é responsável pela administração da escola construída pelo coletivo Arch Aid.



Os arquitetos e fundadores do Arch Aid, Isha e Daniel Haselsberger, iniciaram a construção da escola em parceria com a Bahuarwa Foundation em abril de 2022. Após várias semanas de análise das técnicas construtivas locais, recursos disponíveis e saberes tradicionais, a escola foi erguida em um processo participativo que envolveu moradores, operadores e artesãos da região. O objetivo era desenvolver uma estrutura híbrida, combinando materiais regenerativos e industrializados, além de métodos construtivos vernaculares e contemporâneos — sempre atendendo às necessidades da comunidade por um edifício atual e funcional.

O edifício consiste em um alto plinto feito de tijolos produzidos localmente, que protege as salas das inundações que ocorrem regularmente. A estrutura das paredes, teto e telhado é feita de bambu. As paredes internas foram preenchidas com uma mistura de terra e palha, enquanto as paredes externas receberam um reboco de cimento pintado de forma colorida. As paredes internas proporcionam resfriamento, enquanto as paredes externas atendem às aspirações locais por um edifício durável e de aparência moderna. Um telhado metálico saliente protege o edifício das chuvas do monção. Um grande espaço de ar entre o teto e o telhado contrabalança a radiação de calor do metal e, juntamente com as paredes internas de terra, garante um clima interno agradável sem a necessidade de ar condicionado. A construção leve resulta em um edifício resistente a terremotos, considerando o alto risco de terremotos na região. Painéis solares no telhado garantem um fornecimento de energia independente e ininterrupto.





O uso de bambu e terra reduziu não apenas os custos e o impacto ambiental da obra, mas também permitiu um processo de construção mais inclusivo e com retorno positivo para a economia local. Com exceção de três especialistas em bambu, todos os envolvidos na obra eram moradores de Bahuarwa e arredores — muitos deles pais ou avós das crianças que hoje frequentam a escola. Após se formarem, Isha e Daniel Haselsberger fundaram a organização sem fins lucrativos Arch Aid, em 2020, com a missão de conectar seus diferentes contextos culturais e contribuir para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis na Índia por meio de uma arquitetura simples, mas de alta qualidade.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


