Arquitetura
Escola Primária Lux / EVA architecten

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
2100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: CFS, Feldhaus Klinker, Forbo, Schüco, Stotherm, Van Zetten Daktuinen, ZND Nedicom

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício escolar da SO Lux, na rua Stauntonstraat, no bairro de Zuilen, em Utrecht, foi construído em 1973 e já não atende mais às demandas atuais do ensino especial, tanto em aspectos espaciais quanto funcionais. Além disso, o prédio está bastante defasado. Por isso, foi decidido reformá-lo. A escola atual é caracterizada por um edifício térreo que se estende por todo o terreno em duas alas. Devido à baixa altura das construções, a função do edifício é pouco legível, e não há uma entrada claramente identificável. Internamente, as salas de grupo estão dispostas ao longo de longos corredores, sem um “coração” ou espaço de encontro. O novo projeto foi desenvolvido a partir do corte transversal existente. As zonas de corredor voltadas para a Stauntonstraat são mais baixas do que as salas adjacentes. Ao organizar todas as novas instalações nessas áreas, é possível atender tanto aos corredores quanto às salas de grupo, e o isolamento dessas zonas cria uma nova fachada que é incorporada à arquitetura.

A fachada envolve o edifício como faixas elásticas e, além de atuar como beiral, também funciona como marquise ou elemento de conexão. Onde antes, na Stauntonstraat, as ampliações dominavam a fachada, agora o foco passa a ser os espaços intermediários — os pátios — que formam uma bela transição entre o corredor e o espaço público. No ponto onde as duas alas do edifício se encontram, o espaço é novamente aberto para um agradável espaço de encontro que conecta os dois ambientes externos. Nesse local, a marquise conecta literalmente ambas as alas, formando um espaço externo coberto para brincadeiras em dias de chuva e servindo como extensão do espaço de encontro. Onde a marquise se eleva em uma linha fluida, as instalações técnicas do telhado ficam ocultas, e marca-se a nova entrada principal — proeminente, visível e orgulhosa, voltada para a Stauntonstraat.




A estrutura principal de sustentação da escola é composta por pilares de alvenaria com uma parede estrutural a cada três vãos. No projeto, as salas de grupo são reduzidas para dois vãos, adequando-se aos pequenos grupos em que as aulas são ministradas. O terceiro vão serve de ligação com a sala adjacente e abriga um espaço de apoio e um sanitário diretamente conectado à sala, permitindo que o(a) professor(a) mantenha a supervisão sobre o grupo. Ao redor da entrada principal estão os escritórios, onde foram alocados os atendimentos especializados, como fonoaudiologia e supervisão lúdica, nas ampliações existentes. A sala da equipe está mais reservada, adjacente ao novo coração da escola.



A escola será aquecida por meio de uma bomba de calor a ar. As salas de grupo contam com aquecimento por piso radiante, complementado por ar pré-aquecido proveniente de um sistema central de tratamento de ar. No ginásio, o conforto térmico é garantido por um forro Frenger, que fornece aquecimento e resfriamento, com ventilação controlada separadamente. Com a otimização do envelope térmico, a escola atende aos critérios de construção energética de acordo com o Decreto de Construção 2012 (para novas edificações).

Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na intervenção em uma casa tradicional antioquenha, localizada no sudoeste do estado colombiano, em um território montanhoso e de clima quente.

Arquitetura
Jardim de Infância Kinder Rain / AACM – Atelier Architettura Chinello Morandi

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim de infância primordial, moldado pelo espírito do lugar e pelas emoções da criança. Um espaço simultaneamente protegido e onírico, seguro e aberto às maravilhas. Uma pequena aldeia: um conjunto abstrato de volumes piramidais articulados por pátios abertos. Uma escola vermelha, quente e acolhedora, que se eleva entre as árvores, aninhada no verde.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


