Arquitetura
Estas microcasas podem ser transportadas por contêiner e montadas em qualquer lugar

Projetada pelo escritório britânico de arquitetura Koto, esta microcasa foi pensada como uma solução rápida de hospedagem. Batizada de Koto Niwa, a cabana tem montagem simplificada e pode ser enviada por contêiner para diferentes partes do mundo — atualmente, está disponível para entrega na Europa e nos Estados Unidos.
Isso é possível porque o projeto adota um sistema construtivo modular: cada cabine Niwa chega desmontada, em painéis desenvolvidos com engenharia de precisão, que podem ser montados no local em algumas semanas, reduzindo o impacto ambiental e facilitando a instalação. No desenho arquitetônico, o modelo combina referências do design escandinavo e japonês.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
A Koto Niwa está disponível em quatro tamanhos: pequeno (6,25 m²), médio (12,5 m²), grande (25 m²) e extra grande (37,5 m²). Os preços variam de 50 mil libras (cerca de R$ 361,2 mil) a 165 mil libras (cerca de R$ 1,1 milhão), sem contar eventuais taxas e impostos locais.
“A cabana pequena é perfeita para saunas ou estúdios compactos. A média é ideal para estúdios, saunas ou quartos de hóspedes individuais. A grande é espaçosa o suficiente para estúdios ou cabines de acomodação totalmente independentes. Já a extra grande pode ser projetada para receber uma academia ou até uma quantidade maior de hóspedes”, explica o texto publicado no site do escritório.
Segundo matéria do Business Insider, nos Estados Unidos, as cabanas têm sido adquiridas tanto por pessoas físicas, como jurídicas. Para alguns, elas representam uma oportunidade de gerar renda por meio de aluguéis, enquanto para outros elas são uma maneira prática de criar espaço adicional em casa.
Cabanas possuem acabamento Shou Sugi Ban, um método tradicional japonês de preservação da madeira para maior durabilidade e resistência ao fogo e umidade
Divulgação
Construídas com materiais naturais, as cabanas foram projetadas para a integração com o entorno e podem contar, ou não, com energia elétrica.
Por dentro, elas apresentam acabamento em madeira, em tons suaves e terrosos. Na parte externa, possuem acabamento Shou Sugi Ban — um método tradicional japonês de preservação da madeira para maior durabilidade e resistência ao fogo e umidade.
Quando usada como sauna, a Niwa é revestida com cicuta, abeto ou cedro, conta com bancos superiores e inferiores com assentos em níveis para seis a oito pessoas. Também pode incluir uma versão com um vestiário separado.
As unidades maiores, por sua vez, possuem espaço suficiente para uma sala de estar, uma cozinha e um banheiro completo com chuveiro. Segundo o escritório, os clientes também podem adquirir móveis projetados pelo escritório e soluções customizadas para as suas próprias cabanas — o que inclui luminárias, sofás, escrivaninhas, cadeiras, mesas e prateleiras.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


