Grandes Obras

Estrela vai receber área doada de 5,5 hectares para realocar moradores

Estrela vai receber área doada de 5,5 hectares para realocar moradores



Em sessão realizada no fim da semana passada, vereadores de Estrela, no Vale do Taquari, aprovaram leis que devem ajudar na reconstrução da cidade. Os projetos foram apreciados e votados no prédio da prefeitura, isso porque a enchente atingiu o prédio da Câmara de Vereadores da cidade. A cidade projeta prejuízos na ordem de R$ 1 bilhão.
A primeira lei fala sobre a doação de uma área de 5,5 hectares para o município, a fim de possibilitar a construção de novas moradias, tendo como público-alvo famílias que residem em áreas de risco e perderam suas moradias. O loteador da área ficará com créditos de áreas institucionais para futuros loteamentos. Com isso, o governo já poderá disponibilizar de áreas para buscar projetos habitacionais junto ao governo federal.

Outro texto aprovado autoriza a ampliação do prazo de carência, por parte de comerciantes, para pequenas empresas e produtores rurais, que aderiram ao programa Renasce Estrela, para pagamento das parcelas junto às instituições financeiras. O programa foi lançado ainda no ano passado, em outra força-tarefa econômica de mobilização, como medida de apoio aos atingidos pela enchente de 2023. Com isso, aqueles que aderiram ao programa terão a prorrogação da isenção do pagamento estendida até janeiro de 2025. 

O terceiro texto regulamenta a cedência de servidores, em especial na área de educação, para trabalharem em seus municípios de residência durante o estado de calamidade e emergência. O objetivo é permitir que servidores efetivos e contratados temporariamente, residentes em outros municípios, como Arroio do Meio e Encantado, mas que atuam em Estrela, permaneçam em seus municípios de origem até que a travessia Lajeado e Arroio do Meio seja restabelecida. E assim da mesma maneira, em situação inversa, aqui. Neste caso é necessária a parceria dos demais municípios ao projeto.

 



Fonte: Jornal do Comércio

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *