Arquitetura
Estúdio-Ateliê para Fotógrafo / Roman Bauer Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na zona monumental de Barranco, em um terreno de 198 m2, e foi pensado principalmente como um ateliê-estúdio para um fotógrafo, embora seu design permita transformá-lo facilmente em um espaço de exposição quando necessário.

Desde o acesso, entra-se por um primeiro pátio com floreiras suspensas que leva a um amplo espaço central de trabalho. Com o uso de portas de correr que podem ser ocultadas, este grande ambiente se torna um espaço contínuo, conectado tanto com o pátio de entrada quanto com o posterior. O programa inclui também uma kitchenette e duas salas menores que funcionam como áreas de escritório ou, se necessário, como dormitório temporário para artistas em residência. Os únicos espaços fechados são os banheiros e um quarto escuro destinado à revelação das fotografias analógicas.

A estrutura combina muros perimetrais de blocos de concreto armado reforçados por grandes tesouras e uma cobertura de madeira. Esta cobertura se dobra e desce progressivamente em altura desde o escritório do segundo andar até o pátio posterior do primeiro nível. Em seu trajeto, abrem-se quatro claraboias retangulares formadas pelas tesouras, que não apenas proporcionam luz zenital durante todo o dia, mas também permitem ventilação cruzada para os pátios graças às suas janelas superiores. Esses elementos evocam as claraboias das grandes casas patrimoniais de Barranco, que historicamente resolveram a iluminação e ventilação natural.



A madeira de huayruro está presente em toda a marcenaria e carpintaria: desde a cobertura e as divisórias até os portões, móveis e a escada que leva ao segundo nível. Os muros de blocos de concreto são lisos no interior, enquanto nos pátios ganham um relevo que permite integrar luminárias ou servir de suporte para futuras trepadeiras. No primeiro nível, o piso é revestido com ladrilhos artesanais de granito amarelo que se estendem de forma contínua até o pátio posterior, onde terminam em uma floreira formada por painéis de concreto. Ali, foi plantada uma árvore central, que será acompanhada de cactos e suculentas para completar o caráter do espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


