Arquitetura
Exposição reúne móveis e objetos feitos com madeira recuperada de incêndios em Los Angeles

Em janeiro de 2025, diversos incêndios atingiram Los Angeles, nos Estados Unidos, causados por uma combinação de fatores: seca severa, vegetação altamente inflamável e ventos intensos. Além das mortes e pessoas desabrigadas, as queimadas – que estão entre as mais devastadoras que afetaram a região – destruíram uma série de construções, como residências, escolas, igrejas e comércios. Um ano após a tragédia, a galeria Marta realiza a exposição From the Upper Valley in the Foothills, com madeiras provenientes de Altadena, área severamente danificada pelas chamas. A exibição vai até o fim deste mês.
Cada objeto da exposição mantém marcas do fogo, preservando memórias da tragédia
Divulgação
Com parte da curadoria realizada pelo escultor Vince Skelly, 22 artistas que atuam em Los Angeles desenharam móveis e objetos com materiais coletados pela madeireira Angel City Lumber, especializada em recuperar árvores caídas ou removidas para uso em projetos comunitários. A empresa foi responsável pela catalogação e seleção das espécies, uma mistura de plantas nativas e naturalizadas representativas do bioma local, como cedro e carvalho-costeiro.
Em seguida, os criativos foram convidados a escolher um pedaço de madeira recuperada e transformá-lo em um objeto funcional. O intuito foi imaginar como paisagens devastadas poderiam novamente sustentar a vida cotidiana. A partir disso, cadeiras, bancos, tigelas e demais artigos foram materializados como homeagem aos sacrifícios e à resiliência dos envolvidos nos incêndios do ano anterior. A iniciativa também tem o intuito de explorar o potencial regenerativo de uma matéria-prima.
Na galeria Marta, a madeira recuperada se transforma em objetos que convidam o público a caminhar entre lembranças, resiliência e criatividade
Divulgação
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Quem for à galeria terá a oportunidade de ver de perto as obras assinadas por Asher Gillman, Brian Guido, Christopher Norman, Dan John Anderson, Dave O’Brien, Doug McCollough, Ellie Richards, Jonathan Snyder & Alejandro DePass, Josué da Silva, Lindsey Muscato & Joshua Friedman, Mark Morones, Max Hertz, Noah Cohen, Nik Gelormino, Rachel Shillander, Sam Klemick, Shin Okuda & Kristin Dickson‑Okuda, Tristan Louis Marsh, Vince Skelly e Ryan Belli.
Serviço
From the Upper Valley in the Foothills
Data: até 31 de janeiro
Local: Marta – 3021 Rowena Ave, Los Angeles, CA 90039, Estados Unidos
Revistas Newsletter
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
Arquitetura
5ª edição da ABERTO ocupa Casa Bola, obra icônica de Eduardo Longo
Paralelamente, a ABERTO estreia a ABERTO Rua, iniciativa que leva mais de 15 obras comissionadas para o espaço público da Avenida Faria Lima, expandindo a mostra para o tecido urbano. “Na rua, a arte encontra quem não foi convidado”, afirma Filipe Assis, sintetizando o gesto de abrir a experiência artística ao acaso, ao trânsito e à diversidade da cidade.
Arquitetura
Bairro em Paris – Biblioteca Multimídia e Edifícios Residenciais / La Architectures + Atelier Régis Roudil Architectes + Nicolas Hugoo Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicolas Hugoo Architecture concluiu 36 unidades de habitação social; a LA Architectures, uma biblioteca pública e 75 apartamentos familiares; e o atelier Régis Roudil, uma moradia estudantil com 75 apartamentos no bairro Paul Bourget, no 13º arrondissement de Paris. A operação de revitalização do bairro Paul-Bourget teve início em 2014, com o objetivo de romper o isolamento da área e assegurar a melhoria duradoura do panorama urbano para seus habitantes. Liderado pela Elogie Siemp e pela Semapa, e projetado pela Urban Act, este ambicioso projeto de renovação urbana possibilitou a criação de uma nova geração de habitações nesse terreno de 4 hectares, além de restaurar a presença de áreas verdes e da biodiversidade.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


