Gestão de Pequenas Construtoras: 10 desafios e como resolvê-los

Gestão de Pequenas Construtoras: 10 desafios e como resolvê-los

Conheça os 10 desafios da administração de pequenas construtoras e saiba como resolvê los

A administração de pequenas construtoras sofre desafios constantes para garantir um posicionamento competitivo e lucrativo no mercado imobiliário.

Se você possuir uma pequena construtora, você sabe que os desafios passam por áreas diversas dentro da empresa. Entre elas, a gestão de pessoas, a gestão de projetos, a conformidade regulatória e, principalmente, a gestão financeira.

No artigo abaixo, trouxemos os principais desafios que as pequenas construtoras enfrentam e quais são as melhores maneiras de solucioná-los

Ao seguir as diretrizes abaixo, você consegue garantir um crescimento sustentável, rentável e manter uma posição competitiva no mercado.

De onde vêm os desafios na administração de pequenas construtoras?

O setor imobiliário tem características que tornam a administração de pequenas construtoras um desafio constante. 

A própria natureza cíclica do mercado é uma das principais razões, principalmente pela sensibilidade às mudanças econômicas, políticas e sociais.

Por exemplo, as crises econômicas afetam diretamente o poder de compra das pessoas, o que quase sempre resulta em uma queda na demanda por imóveis. 

No âmbito político, várias decisões impactam diretamente as taxas de juros. Quando são mais altas, podem fazer empréstimos para a compra de imóveis uma alternativa pouco atrativa para os compradores.

Ameio vários fatores externos que impactam o mercado imobiliário e o poder de compra das pessoas, são os pequenos construtores.

A chave para o sucesso é uma administração inteligente de recursos e pessoas

Daí, a grande turn key está na administração inteligente de recursos e pessoas. Desta forma, pequenas construtoras conseguem se preparar para lidar com os fatores externos e garantir um crescimento sólido, estável e lucrativo.

Confira abaixo 10 desafios em três áreas principais da administração de pequenas construtoras e saiba como resolvê-los.

Desafios de gerenciamento e gerenciamento de projetos

Da fase de planejamento até a conclusão de um projeto, é essencial ter um integrado, equipe de gerenciamento capacitada que pode assegurar que todas as etapas do trabalho sejam concluídas dentro do prazo, do orçamento e das conformidades regulatórias.

No entanto, para que isso ocorra, os administradores de pequenas construtoras precisam superar os desafios de gerenciamento e gerenciamento de projetos.

1. Falta de comunicação assertiva no canteiro de obras

A falta de comunicação efetiva e assertiva no cancioneiro de obras é o primeiro desafio nesta área. Se os membros da equipe não estiverem em sintonia, isso pode afetar negativamente a qualidade da entrega do projeto e a satisfação do cliente final. 

É importante estabelecer uma cultura de comunicação aberta e transparente onde todos conhecem suas responsabilidades e a quem recorrer em caso de imprevistos.

Além disso, o proprietário de uma pequena construtora deve estar ciente de que precisa orientar e treinar seus funcionários para que eles saibam prever certas situações e agir com prontidão para minimizar danos.

Para saber mais detalhes sobre como fazer uma comunicação assertiva no canteiro de obras, confira este e-book gratuito aqui.

2. Falta de treinamento e desenvolvimento

A falta de treinamento das equipes que trabalham no canteiro de obras também pode se tornar um desafio quando os profissionais não estão capacitados para as atividades que estão exercendo.

Com a constante evolução tecnológica na construção, não basta apenas inserir novas ferramentas operacionais e administrativas. Uma precisa capacita a todos os envolvidos para que as ferramentas tecnológicas tenham um impacto positivo nos projetos.

O Sienge preparou um material atualizado com as principais tecnologias em voga na construção civil em 2023, além da importância do uso adequado dessas ferramentas por pequenos construtores.

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Os desafios financeiros na administração de pequenas construtoras

administração financeira de pequenas construtoras

Gerenciando finanças em um pequeno acúmulo pode ser um dos maiores desafios, especialmente quando se trata de planejamento financeiro e gestão orçamentária. 

3. Capital de giro insuficiente

Uma das maiores dificuldades financeiras é a falta de capital de giro. Com uma dificuldade maior na obtenção de financiamento para projetos, muitas construtoras acabam recorrendo ao endividamento com altas taxas de juros.

4. Competição com grandes construtoras

O mercado imobiliário é altamente competitivo, o que pode dificultá-lo para que pequenas construtoras possam competir com empresas maiores e mais estabelecidas. 

Grandes construtoras têm mais recursos financeiros e podem oferecer preços mais baixos aos clientes. Por isso, pequenas construtoras precisam encontrar maneiras de se destacar no mercado, seja com valores ou condições mais atrativas, ou mesmo com diferenciais na elaboração do projeto.

5. Obter financiamento

As pequenas construtoras também podem enfrentar dificuldades para conseguir financiamento para novos projetos. Em razão disso, são principalmente a falta de histórico de crédito, o baixo faturamento e a falta de garantias para oferecer ao se candidarem a um empréstimo.

Uma solução é recorrer a soluções de crédito específicas para pequenas empresas. As instituições financeiras conectadas ao Estado muitas vezes oferecem alternativas viáveis, como o BNDES Credit Small Companies e o Programa Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica Federal.

Quando possível, uma pequena construtora também pode procurar investidores privados para financiar projetos. 

No entanto, para qualquer alternativa, é preciso possuir um plano de negócios sólido e ser capaz de demonstrar tanto a viabilidade da execução dos projetos quanto a adequação da construtora à legislação.

6. Elaboração de um planejamento financeiro bem estruturado

Elaborando um planejamento financeiro bem estruturado é também um desafio constante na administração de pequenas construtoras

A falta de uma gestão financeira eficiente leva a decisões equivocadas e à falta de recursos para investir na continuidade dos projetos e no crescimento da empresa.

Daí, é fundamental elaborar um plano de negócios que contenha projeções financeiras realistas e uma estratégia clara para alcançar os objetivos da empresa. 

Além disso, é necessário estabelecer metas claras e monitorar constantemente os resultados. Assim, é possível detectar com antecedência possíveis orifícios orçamentários e garantir formas de evitar danos.

7. Gerenciamento de fluxo de caixa

O monitoramento das entradas e saídas de caixa garante capital suficiente para a continuidade dos projetos e o financiamento de projetos futuros.

A flotação de caixa é um desafio comum para pequenas construtoras, pois o pagamento pelos serviços prestados pode demorar mais do que o previsto. 

Na cabinemão, as despesas precisam ser pagas em um dia e isso pode levar a escassez de recursos e o atraso na entrega do trabalho artístico.

A melhor maneira de fazer o gerenciamento de fluxo de caixa inteligente em um pequeno construtor é elaborar um orçamento realista e monitorar de perto as finanças.

Para isso, são necessárias ferramentas de gestão financeira adequadas no dia a dia da construção. Nesse caso, as planilhas em excesso podem ser prejudiciais, especialmente na falta de uma equipe dedicada ao preenchimento e rastreamento contínuo das informações.

Atualmente, existem softwares de gerenciamento financeiro específicos para pequenos construtores.

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8. Flutuação dos preços dos materiais

Os preços dos materiais utilizados na obra podem flutuar, e isso afeta diretamente o orçamento das pequenas construtoras que não têm estoque. 

Daí, qualquer flutuação de preços ao longo do trabalho deve ser prevista no planejamento orçamentário. 

Além disso, vale a pena considerar firmar contratos de longo prazo com fornecedores de materiais para garantir preços estáveis.

9. Gestão da dívida

Gerenciar dívida é um desafio para todas as empresas, mas pode ser especialmente difícil para pequenas construtoras. 

Altas taxas de juros e pagamentos mensais podem prejudicar o fluxo de caixa e dificulta o crescimento estável da empresa.

A Consolidação das dívidas pode reduzir os pagamentos mensais e, junto com isso, é importante negociar taxas de juros com credores e estabelecer um plano de pagamento viável.

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Com ele, você fica de olho nas melhores práticas de gestão de recursos e nas mais recentes tecnologias da construção civil. Fique ainda mais perto de alcançar os objetivos estipulados para o crescimento do seu negócio.

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desafios de adequação regulatória

legislação para pequenas construtoras

Além da gestão de pessoas, gerenciamento de projetos e gestão financeira, a adequação regulatória também é um desafio na administração de pequenas construtoras.

Por isso, é imperioso estar atento a todos os regulamentos locais e nacionais para garantir a conformidade da construtora em todos os projetos.

10. Licenças e permissões

Embora algumas licenças e permissões sejam específicas de cada região, há documentos que todos os projetos devem possuir para serem legalmente aptos.

Eles são:

  • requisito de construção civil;
  • Título da propriedade;
  • Certificar certificado de cadeia;
  • Inonerar certificados negativos e ações reais;
  • Alvância de licença para construção civil;
  • Projeto arquitetônico;
  • NBR 12.721;
  • ART ou RRT;
  • Fogo do Corpo de Bombeiros;
  • PPRA e PCMSO;
  • Certificado de registro de imóvel negativo;
  • Certificado de regularidade fiscal;
  • Certificado de impostos sobre imóveis.

Para garantir a adequação completa da atividade das pequenas construtoras, deve-se verificar todos os itens dispostos no Código de Obras e Edificações do município em que o trabalho será executado.

[EXTRA] Segurança no local de trabalho

A segurança no local de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos funcionários e a conformidade com os regulamentos locais e nacionais. 

Alguns elementos que são indispensáveis para os padrões de segurança de trabalho legalmente aptos na construção civil são:

  • Equipamentos de proteção individual (EPIs): EPIs fundamentais para construção civil incluem capacetes, óculos, luvas, botas e cintos de segurança. É importante que o equipamento fornecido seja adequado para a atividade realizada e que todos os trabalhadores sejam treinados para que o uso esteja correto;
  • Signing: As áreas de risco precisam ser sinalizadas com placas, fitas zebradas e cones. Além disso, os trabalhadores devem se orientar sobre os riscos e os cuidados a serem tomados em cada área da força de trabalho;
  • Inspeção de Segurança: As áreas de risco devem ser inspecionadas regularmente por profissionais capacitados para identificar possíveis problemas e adotar medidas de prevenção. Além disso, os trabalhadores devem ser encorajados a relatar os problemas de segurança que identificam para que a ação imediata possa ser tomada.

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Ambiente regulatório: os principais padrões e leis para 2023

Para garantir que seu construtor cumpra todas as normas vigentes para a construção civil, faça o download do manual do Ambiente Regulatório com os principais padrões e leis para 2023.

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Que vantagem você pode substituir as planilhas com uma plataforma de gestão especializada para pequenas construtoras?

Embora as planilhas tenham sido as principais ferramentas de gestão em empresas diversas nas últimas décadas, nem sempre se dão conta de oferecer um controle eficiente de todas as áreas de um negócio.

Seja pela falta de integração das áreas ou pela necessidade de uma equipe dedicada a preencher e acompanhar as informações, pequenas construtoras chegam a se beneficiar cada vez mais no uso de um software específico.

Como vimos, grande parte dos desafios da administração de pequenas construtoras gira em torno da gestão financeira e do planejamento. 

Dessa forma, possuir uma ferramenta adequada para dar conta do orçamento, fluxo de caixa, antecipação de imprevistos e auxílio na tomada de decisão pode definir o sucesso ou não de um construtor.

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A rentabilidade real só existe com gerenciamento eficiente de recursos. E eficiente gestão de recursos é com o Sienge Go!

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Ter dados valiosos sempre em mãos para fazer ajustes com mais assertividade e garantir a lucratividade máxima do projeto.

Conheça As Vantagens do Sienge Go! para pequenas construtoras

  • Controle de orçamento total

Controle de todos os movimentos financeiros, tais como recebimentos, pagamentos, despesas, entre outros. Isso permite uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros e ajuda você a evitar problemas como falta de dinheiro para pagar contas ou fazer investimentos.

  • Custo Apropriado por Steps

A funcionalidade Apropriation By Step possibilita um controle em tempo real do Orted x Realizado em cada etapa do projeto.

In this way, você toma decisões mais assertivas para não exceder o orçamento total em caso de imprevistos.

  • Automatização de processos

Diferentemente de planilhas, o Sienge Go! tem um painel dinâmico e intuitivo com relatórios completos dos movimentos de todas as áreas do build-up.

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Para facilitar ainda mais a administração de pequenas construtoras, Sienge Go! também possui uma consultoria especializada para ajudá-lo a fazer o gerenciamento ideal de recursos e processos.

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Conclusão

A administração de um pequeno construtor pode ser um desafio, mas com as devidas ferramentas o sucesso é garantido.

O Sienge Go! possibilita que você faça um bom planejamento orçamentário, estar preparada para imprevistos e tomar decisões assertivas em todas as fases da obra. Conte com a gente!

Construção Civil