Glacé da RAGNO: pequenos azulejos com tonalidades de cor em constante mudança. Esmaltes brilhantes e mate envolvem superfícies cerâmicas de irregularidade requintada, bonitas ao olhar e ao toque, num único tamanho versátil – 7,5×20 cm – para uma estética com um ar gasto pelo tempo.
Uma mistura de habilidade e tecnologia reflecte-se numa gama extremamente sofisticada de produtos de pequenas dimensões que reinterpretam azulejos antigos da tradição cerâmica.
A arte do artesanato torna-se moda, celebrando a excelência de um material de alta tecnologia com um desempenho excecional, em azulejos coloridos, superfícies estruturadas e acabamentos “crus” brilhantes e mate.
Os laboratórios Ragno decidiram centrar-se num tipo de ladrilho à medida do tijolo, produzido por desenho, para realçar a origem natural de uma coleção de grés porcelânico em que cada peça se caracteriza por ligeiras falhas e arestas intencionalmente irregulares.
O resultado é uma série elegante e versátil que oferece uma liberdade expressiva ilimitada com a ajuda de contrastes e harmonias tom sobre tom.
O novo revestimento de parede Glacé da Ragno Ceramiche está disponível em tijolo de 7,5×20 cm, em 6 ladrilhos lisos em cores naturais e nas respectivas estruturas tridimensionais.
Ao longo dos lados dos azulejos Glacé e em pequenas partes das suas superfícies há toques de cor de argila que dão a impressão de lacunas no esmalte, uma caraterística distintiva dos materiais feitos à mão.
A inspiração para o Glacé vem das técnicas artesanais que envolvem a passagem da mistura do corpo através de matrizes durante a produção. Neste processo, qualquer sujidade nas ferramentas cria pequenos cortes superficiais, que são depois cobertos pelo vidrado. O produto cerâmico resultante tem uma superfície brilhante variável com grande atração tátil, contando uma história rica em experiência e habilidade manual.
As arestas são também muito ligeiramente irregulares, apenas na parte superior, para atenuar a rigidez de um contorno perfeitamente retangular.
As propriedades técnicas do grés são combinadas com um impacto estético marcante e contemporâneo, com uma decoração tridimensional que confere profundidade e riqueza de cor aos esquemas de design de interiores. A estrutura Rayé 3D às riscas tem sulcos de largura e profundidade variáveis para criar um aspeto de “código de barras”, com uma alternância de esmaltes brilhantes e mate.
A utilização do tamanho do tijolo na coleção evoca um estilo urbano bastante vintage, que faz lembrar os azulejos utilizados nas fachadas exteriores dos blocos de apartamentos dos anos 70. Esta referência ao design amplia ainda mais as potencialidades de um produto mutável que modifica a sua aparência em resposta à luz reflectida em diferentes alturas do dia.
Colocados na vertical ou na horizontal, os pequenos azulejos Glacé são adequados para revestir paredes inteiras, mobiliário e elementos arquitectónicos, ou para criar painéis de boiserie e motivos decorativos, alternando azulejos lisos e estruturas em relevo ou simplesmente experimentando a gama de cores numa mistura de tons e tonalidades coordenados.
Por último, mas não menos importante, a coleção Glacé proporciona um requintado destaque em combinação com outras colecções de efeito madeira – Inedito -, pedra – Richmond – e betão – Clayton – da Ragno, para composições de sofisticado gosto contemporâneo, tanto em locais residenciais como comerciais, também com a adição dos mais recentes motivos florais, de selva ou geométricos.
LINKS
Galeria