Heatherwick Studio transforma antiga usina em distrito de museus na Arábia Saudita | ArchDaily Brasil

Heatherwick Studio transforma antiga usina em distrito de museus na Arábia Saudita | ArchDaily Brasil

Guardar no Meu ArchDailyHeatherwick Studio transforma antiga usina em distrito de museus na Arábia Saudita   Imagem 1 de 2Visão aérea do Museu Central de Jeddah. Imagem © Heatherwick Studio

Compartilhar Compartilhar

  • Facebook
  • Twitter
  • Mail
  • Pinterest
  • Whatsapp

Ouhttps://www.archdaily.com.br/br/998467/heatherwick-studio-transforma-antiga-usina-em-distrito-de-museus-na-arabia-saudita Prancheta “COPY” copiar

O Heatherwick Studio divulgou um novo projeto que pretende transformar uma antiga usina de dessalinização em um distrito cultural na orla de Jeddah, na Arábia Saudita. A estrutura industrial será reconfigurada para se tornar The Museum, um grande complexo que oferece espaços de produção, estúdios e ateliês para artistas, além de grandes áreas de exposição.

O projeto inclui a conversão da sala de turbinas principal em um espaço de exposição dramático que cria paralelos entre a escala humana e o grande caráter industrial do local. A intervenção também visa transformar a estrutura em um souk, ou mercado, para artesãos de vários campos criativos. Inclui espaços para fazer, aprender, interagir e trocar ideias entre visitantes, artistas e fabricantes interessados em explorar e refletir sobre todas as culturas históricas e contemporâneas de Jeddah.

Guardar no Meu ArchDailyHeatherwick Studio transforma antiga usina em distrito de museus na Arábia Saudita   Imagem 2 de 2Visão geral da costa do Museu Central de Jeddah. Imagem © Heatherwick Studio

Renders da planta de dessalinização reimaginada revelam uma estrutura alongada coberta de isolamento e sombreamento solar como adaptação ao clima saudita. O novo Museu faz parte de um desenvolvimento cultural maior cobrindo 5,7 milhões de metros quadrados no coração de Jeddah. Em sua totalidade, o distrito fornecerá comodidades turísticas, de entretenimento, esportivas, culturais e comerciais, além de criar espaços residenciais. O projeto ainda está nas primeiras etapas de design.

O projeto segue a tradição da cidade de Jeddah ao se apresentar como um ponto de encontro para artistas e artesãos e em se envolver ativamente com a comunidade criativa. No início deste ano, a Bienal de Artes Islâmicas assumiu o Terminal Hajj no Aeroporto Rei Abdulaziz em Jeddah para transformá-lo em um espaço cultural focado na exploração da história e patrimônio das artes islâmicas.

O museu terá um papel importante na transformação da cidade de seu passado baseado em combustíveis fósseis para uma nova economia focada em criatividade e em uma população jovem. O projeto usa uma usina de dessalinização desativada que as pessoas em Jeddah sempre viram de longe e a transforma em um lugar que elas podem usar e explorar. Um prédio projetado para máquinas transformado em um espaço projetado para pessoas. – Mat Cash, sócio e líder de grupo no Heatherwick Studio.

Recentemente, o Heatherwick Studio foi contratado para redesenhar o campus e o parque comunitário da Harley-Davidson em Milwaukee, EUA. Em colaboração com o KPF, o escritório também revelou o design do quinto terminal do Aeroporto Changi em Singapura. Outro prédio projetado por Heatherwick, o Toranomon-Azabudai em Tóquio, Japão, chegou à lista do ArchDaily dos projetos mais esperados de 2023.

Arquitetura