Uma reforma de cozinha pode ser muito cara e trabalhosa, pois às vezes envolve não só a mudança de móveis, mas também bancadas de pedra, revestimentos e até tubulares hidráulicos.
Mas também pode ser algo muito mais simples, gastar menos, ter menos dor de cabeça e também não deixar a cozinha indisponível por muito tempo. Talvez mesmo assim não esteja disponível nenhum dia.
A reforma da cozinha gasta pouco
Veja então algumas ideias para a reforma da cozinha gastando pouco ou pouco ou nenhuma sujeira.
Se a cozinha precisa de apenas uma nova, sem maiores necessidades de mudança, alguns desses toques já podem fazer muita diferença.
Trove os rebocos
Em alguns casos, o puxador de cozinha é tão antigo que sai da cozinha todos com aparência antiquada. Ou eles podem estar quebrando, ou pode até ser um modelo de tração que não fica mais pior, é isso. Essa é uma alteração que pode ser feita sem grandes dificuldades, baseando a compra de novos tutores e bolando-os. E isso faz com que a aparência da cozinha mude mais de uma imagem, principalmente se os novos tutores forem bem modernos e imponentes, ou o contrário, se houvesse mais flashers antes e depois da mudança a cozinha ficou mais leve e mais discreta, com tutores menores.
Pintando os armários
Uma maneira de fazer a reforma na cozinha que envolve um pouco mais de sujeira, mas ainda é fácil e barato pintar os armários. Dá para pintar os armários de madeira em branco, por exemplo, ou até mesmo pintar os armários brancos de uma cor mais vívida. E não precisa ser o armário inteiro, poderia ser apenas o fundo dos nichos, por exemplo, ou apenas as prateleiras. Mas é sempre importante usar a tinta apropriada, como esmalte ou epóxi, que é ainda mais resistente.
Adote os armários ou a geladeira
Outra maneira de atualizar os armários é fazendo com que seu envoltório, ou seja, aplique adesivo para reutilizar a peça. E isso pode ser feito também na geladeira, caso seja velho demais ou apenas para mudar o olhar mesmo. (Veja também: “Cozinha Renovada Com Exércitos Adesivos“).
Cover o forro da parede
Para mudar o revestimento das paredes da cozinha você não precisa remover os revestimentos existentes. Dê para pintar os azulejos, ou cubra-os com outros revestimentos, como os pinos adesivos, ou papel de parede adesivo, por exemplo. (Veja aqui várias opções para cobrir o revestimento cerâmico).
Pintando o suporte
Até mesmo o suporte da cozinha pode ser renovado sem grandes dificuldades, sem precisar alterar a peça inteira. Apenas aplique resina epóxi sobre o suporte existente (Aprenda como aqui).
Ou veja aqui todas as dicas do arquiteto para construir, recondicionar ou decorar sua casa.