Construtora Patriani, Sienge e CERC são pioneiros do projeto que automatiza o registro de recebíveis imobiliários no Brasil e garante maior segurança da informação. A ação em lote foi realizada com meses de antecipação ao prazo da Resolução 5.505 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que determina a inscrição e determina a padronização de uma série de processos para a comercialização de imóveis.
Em parceria com a CERC-infraestrutura de mercado cadastrada especializada em recebíveis-, a plataforma de gestão líder do Sienge na Indústria da Construção-, a Construtora Patriani concluiu o primeiro registro de recebíveis imobiliários realizados pelo sistema integrado a um ERP (Enterprise Resource Planning). A iniciativa, que já movimentou R$ 2,1 bilhões em transações, contou com a Construtora Patriani, que fez toda a sua base de contratos de compra e venda para a realização dos registros integrados e, com isso, passou a se tornar o primeiro construtor do Brasil a ter os registros de seus empreendimentos emitidos de forma automatizada pela integração realizada pelo Sienge com o CERC.
Essa iniciativa tem o objetivo de facilitar o funcionamento do processo atual, permitindo que os desenvolvedores imobiliários eliminem o trabalho operacional de registro e levantamento de informações por meio da tecnologia e das integrações nativas entre seus sistemas e as soluções CERC e Sienge. A nova proposta apresentada permite uma atuação que facilite a rotina das incorporadoras e construtoras, simplificando todo o processo de cadastramento e manutenção dos recebíveis, de modo a torná-los mais automatizados e seguros.
A ação partiu de um movimento estratégico pelo cadastro do CERC, que ao considerar as disposições obrigatórias na Resolução n. º 5.055, expedidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), antecipado por oferecer a possibilidade de atender aos incorporadores e construtoras que almejam se adequar aos novos padrões antes que a legislação entre em vigor.
Ebook gratuito: Registro de Recebíveis Imobiliária-saiba mais sobre a Resolução 5.505 e os impactos dele para o mercado imobiliário
” Estamos liderando essa inovação para o setor imobiliário. A CERC se mobilizou para desenvolver uma solução que atendesse às necessidades do setor de construção e de seus financiadores, incluindo firmar parcerias com ERPs do setor líder, como o Sienge. Acreditamos firmemente no poder transformador deste novo modelo, viabilizando uma oferta de crédito ampliada e acelerando o desenvolvimento habitacional, através do registro centralizado dos recebíveis na CERC, ” comentários Fernando Fontes, CEO da CERC.
De acordo com Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia da Unidade de Indústria da Construção da Softplan, desenvolvedor do Sienge, a iniciativa garante ao setor uma realidade mais integrada e com maior previsibilidade e transparência-três grandes desafios do mercado de construção civil no país. “O registro de imóveis é um passo importante no objetivo de conectar todas as pessoas dessa cadeia: o player de tecnologia, backbone no dia a dia da gestão da construtora; a instituição financeira que oferece o crédito; e a empresa empreendedora, construtora ou incorporadora que faz uso desse crédito, que se torna mais barato e tem acesso menos burocrático”, explica o executivo.
Para o Patriani, a solução é inovadora e transformadora. Eles estão em processo de registro dos recebíveis de 2.545 unidades, que correspondem a empreendimentos de 18 construtoras. Em Valor Geral de Vendas (VGV), movimentou-se R$ 2,1 bilhões, o que equivale a 57% de sua receita total.
” Patriani é uma empresa que tem em sua raiz pensar além dos tempos e modernizar constantemente seus processos, a fim de se diferenciar no mercado. Estamos felizes por sermos um pioneiro deste projeto tão relevante para a automatização do registro de recebíveis imobiliários, nesta importante integração do ERP Sienge e do CERC como registrantes. Isso sempre reforça a cultura do Patriani em ser diferente e inovadora, disseminando as informações aos stakeholders envolvidos na cadeia de forma segura, eficaz e com ganho de eficiência operacional para todos os envolvidos no processo. Além disso, gera mais confiança nos dados apresentados para análise dos comitês de crédito, ganhando mais visibilidade e escala “, destaca Thais Mucédola, Superintendente de Finanças da Patriani Construction.
Como é o registro de recebíveis imobiliários via software de gestão?
Integrado ao CERC, a plataforma Sienge permite que as informações cadastradas nele por seus clientes sejam enviadas de forma automatizada para o sistema do registrotrante. Dentro do software, nas páginas de cadastro dos empreendimentos, as construtoras e incorporadoras encontram os campos de preenchimento de dados exigidos no registro de recebíveis imobiliários. São informações tais como unidades do empreendimento, contratos de venda com clientes e fluxo financeiro. Por conta da conexão entre sistemas, os registros podem ser realizados em lote com apenas um clique. Após a submissão, o gerenciamento e o acompanhamento também são facilitados e integrados na gestão da empresa dentro do Sienge, deixando o processo mais simples e ágil.