Arquitetura
Instalação Rastro de Terra / ELSE

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Selecionada como parte da SMACH 2025, a bienal internacional de artes ao ar livre nas Dolomitas italianas, a instalação Trace of Land (Rastro de Terra), projetada pela ELSE, imagina um grande fardo de feno redondo atravessando as encostas de Armentara, subindo, descendo, saltando e deixando um rastro de grama seca para trás. Esta visão poética se materializa na paisagem como uma cobertura sinuosa que segue o terreno, convidando à reflexão sobre trabalho, paisagem e renovação.



Nos pastos alpinos do Val Badia, uma paisagem familiar, porém transformada, se desenrola um caminho contínuo e sinuoso de fardos de feno. À distância, este caminho de palha ressoa com as trilhas das montanha das Dolomitas, enquanto a geometria em ascensão e descida ecoa os cumes ao redor. Removido de seu contexto funcional, o fardo de feno torna-se uma intervenção escultórica — antes um produto prático do trabalho, agora é uma expressão material da relação entre trabalho, ferramentas e natureza.


Frequentemente vistos como restos pitorescos da vida agrária, os fardos de feno são, na verdade, produtos de processos industrializados — empilhados, transportados e armazenados com precisão mecânica. Ressoando o tema deste ano da SMACH, os fardos incorporam a relação recíproca entre o esforço humano e a terra. Liberados de sua forma comprimida, eles se desenrolam para traçar os contornos do prado.


Às vezes, eles repousam diretamente no chão, em outros momentos, elevam-se levemente para criar passagens sombreadas — a geometria ondulante ecoa os contornos das montanhas dolomitas, esfumaçando a fronteira entre o artificial e o natural. De uma visão poética, a instalação se transforma em arquitetura paisagística, dialogando com a “tablà” próxima, os celeiros de madeira típicos dos vales ladinos.


A construção permanece mínima e adaptável: vergalhões verticais são cravados no solo e amarrados com hastes de aço horizontais para formar uma estrutura leve. Uma superfície de malha de arame sustenta o feno desenrolado, que é amarrado no lugar com sisal. Este sistema simples garante um impacto mínimo, permitindo que a cobertura se ajuste a diferentes terrenos e comprimentos enquanto se integra perfeitamente ao pasto. De perto, o feno revela uma textura tátil — fibras empilhadas e porosas, filtrando a luz através da cobertura para criar uma presença que parece ao mesmo tempo áspera e delicada.


Os visitantes são convidados a caminhar ao longo e sob a cobertura, movendo-se com os contornos do pasto, para se reunir, descansar e interagir com o espaço. Fardos de feno retangulares fornecem assentos, reforçando o diálogo entre função e abstração. Com o tempo, à medida que o feno se degrada, ele retorna à terra, completando um ciclo de uso e renovação.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


