O chef Rasmus Munk, do restaurante The Alchemist, em Copenhague, anunciou para 2025 uma experiência gastronômica inédita: um jantar estratosférico. A jornada gastronômica vai custar 495 mil dólares (R$ 2,4 milhões, em valores convertidos na cotação atual), por pessoa. O valor inclui seis horas de viagem na cápsula espacial pressurizada.
De acordo com Munk, seis pessoas estarão a bordo de uma cápsula espacial pressurizada, batizada como Netuno, a uma altitude de 30 mil quilômetros acima do nível do mar.
A Spaceship Neptune, criada pela Space Perspective, é a primeira espaçonave neutra em carbono do mundo. A experiência do jantar está prevista para o fim de 2025 e o lançamento da cápsula será no Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. Cada passageiro usará um look confeccionado sob medida pela grife francesa Ogier.
O chef Rasmus servirá pratos imaginativos. “O cardápio é inspirado no papel da exploração espacial nos últimos 60 anos da história humana, além do impacto que isso teve em nossa sociedade — tanto cientificamente quanto filosoficamente”, afirmou Roman Chiporukha, fundador da Space.