Arquitetura
Jardim de Infância Gyöngyszem / Archikon Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
2860 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Baumit, Schüco, Tarkett

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro jardim de infância inteligente da Hungria é transformado a partir de uma estrutura de painéis pré-fabricados com soluções sustentáveis. Construídos no final da década de 1970, os blocos de apartamentos pré-fabricados de 10 andares na Rua Gyöngyösi cercam um passeio verde arborizado com pequenos edifícios comerciais, uma creche, um jardim de infância e uma escola, incluindo o Jardim de Infância Gyöngyszem. O volume existente se configurava como uma casa de painel pré-fabricado de um andar, com telhado plano e um corredor central.


A Prefeitura do Distrito XIII decidiu renovar e expandir a edificação – que estava em estado de deterioração – devido a problemas funcionais, interiores pequenos, falta de áreas comuns e espaços interconectados, e um sistema de circulação deficiente, além da necessidade de modernização energética e acessibilidade. O objetivo era criar um ambiente harmonioso que levasse em conta a sustentabilidade e os avanços digitais, promovendo um chamado “jardim de infância inteligente”: uma instituição que oferece as ferramentas mais modernas para educação e desenvolvimento.

O edifício existente foi mantido, mas um novo andar foi adicionado – as seções de dois andares têm mezaninos, com espaços de conexão para atividades comunitárias, permitindo interações entre os dois andares. Além das 10 salas de aula, as salas de desenvolvimento e atividades desempenham um papel central; proporcionando espaço para movimento e atividades criativas, bem como para cozinhar e desenvolver habilidades individuais e interpessoais como parte da educação para um estilo de vida saudável.


Desde as galerias, escadas levam ao pátio, chegando a móveis lúdicos inspirados em blocos de construção e jogos infantis.

Para enfatizar a entrada – revivendo a tradição da interconexão da arquitetura com as artes plásticas – uma peça de arte em esmalte foi incorporada à fachada. Para realçar ainda mais a área de chegada, a definição da luz natural desempenhou um papel importante no processo de projeto.


A ideia por trás da renovação do Jardim de Infância Gyöngyszem era mostrar que uma creche pré-fabricada pode ser transformada em um espaço ambiental e energeticamente consciente, sustentável, lúdico e habitável, de maneira que cria uma edificação única e um programa de educação inteligente.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


